sábado , abril 27 2024
Home / BANNER / PROJETO QUE RESTABELECE DIREITOS AVANÇA NA CÂMARA FEDERAL

PROJETO QUE RESTABELECE DIREITOS AVANÇA NA CÂMARA FEDERAL

Mais um passo na Câmara dos Deputados foi dado para restabelecer direitos suprimidos dos servidores durante o período da pandemia de Covid-19 pela Lei Complementar nº 173/2020, que congelou a contagem de tempo de serviço da categoria, no período de 28 de maio de 2020 até 31 de dezembro de 2021, para concessão de licença-prêmio, triênios, quinquênios e demais vantagens temporais.

No último dia 09 de novembro, a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a estados e municípios pagarem, retroativamente, as vantagens congeladas devido a não contagem de tempo durante a pandemia. O texto aprovado é o substitutivo do deputado Guilherme Boulos (PSOL/SP), que reúne a proposta e apensados que tratem de matéria semelhante. Conforme a proposta aprovada, a concessão desses valores dependerá de lei autorizativa do ente e disponibilidade orçamentária.

Ao proibir a contagem do período aquisitivo, a Lei Complementar nº 173/2020 trouxe consequências que se propagaram no tempo, em prejuízo à vida funcional dos servidores”, argumentou Boulos, na justificativa do texto.

O projeto já passou na Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), em agosto, e agora na Comissão de Finanças e Tributação, resta ainda ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e depois seguirá para o Plenário da Câmara para votação.

A Astec seguirá acompanhando os trâmites e desdobramentos do projeto que corrige uma injustiça posta pela Lei Complementar de 2020 aos servidores públicos.

 

Fortaleça a Astec!

Associe-se!

ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024

DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *