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ELEIÇÃO ASTEC BIÊNIO 2023/2024 | Saiba mais sobre os candidatos

Integrantes da chapa única inscrita, “Democracia, Resistência & União”: procurador do município Edmilson Todeschini, vice-presidente; eng. agron. Irineu Foschiera, presidente; eng. Luis Carlos Borba, diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais; bibl. Carmem Lapoilli von Hoonholtz, diretora Cultural; psic. Elaine Rosner Silveira, diretora Administrativa; eng. Carlos Adolfo Bernd, diretor Financeiro, e enf. Lurdes Toazza Tura, diretora de Relações com os Aposentados

 

 

Entre os próximos dias 1º e 6 de dezembro, todos os associados da Astec estão convidados a escolher os colegas representantes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 2023-2024, em votação eletrônica on-line, via sistema eleitoral, que estará disponível no site da Astec. SOMENTE NO DIA 6/12, das 14h às 17h, os associados que preferirem, poderão votar na sede da entidade.

No caso de algum associado não conseguir acessar o sistema de votação, deverá entrar em contato com a Astec por meio do telefone/whatsapp (51) 99629-1075, para verificar a situação cadastral e sua condição de eleitor. Por isso, não deixe para a última hora. É muito importante a participação de todos para valorizar o processo de escolha dos colegas que irão conduzir nossa entidade nos próximos dois anos.

Conheça os colegas que compõem a chapa “Democracia, Resistência & União”

 

Eng. agron. Irineu Pedro Foschiera – Presidente

Engenheiro agrônomo, graduado pela UFRGS, trabalha há 16 anos na área de arborização urbana, na SMAMUS e SMSURB. Na Astec, teve participação no Conselho Deliberativo, foi diretor Financeiro, na gestão 2017-2018; vice-presidente, na gestão 2019-2020; e presidente, na gestão 2021-2022. Participou do Conselho de Administração do Previmpa, gestão 2018-2019. Possui, também, formação em Ciências Sociais, pela UFRGS.

 

 

 

Proc. Edmilson Todeschini – Vice-presidente

Bacharel em direto pela UFPEL, em 1992. Procurador do Município, desde o ano 2000. Especialização pela Fundação Escola Superior de Direito Municipal. Presidente da APMPA por 2 mandatos bienais, de 2004 a 2008. Conselheiro e presidente do Conselho de Administração do Previmpa, por quatro anos, de 2018 a 2022. Atuação na PGM, na Procuradoria de Pessoal Estatutário.

 

 

Psic. Elaine Rosner Silveira – Diretora Administrativa

Psicóloga com graduação, mestrado e doutorado pela UFRGS. Trabalhou na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, de 1991 a 2019, na Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Saúde. Conselheira eleita do Conselho de Administração do Previmpa, na gestão 2020-2022 e 2022-2024. Conselheira representante do Simpa 2020-2022.

 

 

 Eng. Civil Carlos Adolfo Bernd – Diretor Financeiro

Graduado em Engenharia Civil, em 1981, pela PUCRS, ingressou na PMPA, em 1993, no DEP, como engenheiro da seção de obras, tendo atuado como engenheiro chefe nas seções sul e centro, bem como na seção de projetos do Departamento. Também foi diretor de obras e projetos do DEP e, atualmente, está aposentado. Participou do Conselho Deliberativo da Astec, na gestão 2009-2010; tesoureiro, na gestão 2011-2012, e como diretor Financeiro, nas gestões de 2013 a 2016 e de 2019 a 2022. Teve participação no Conselho Fiscal do Previmpa, na gestão 2020-2021.

 

Eng. Civil Luis Ferrari Borba – Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da UFRGS; ingressou na Prefeitura em 1999, vindo a se aposentar em 2020, quando atuava no DEMHAB, como coordenador de obras; conselheiro administrativo do Previmpa; presidente da ASEAD-DDEMHAB; ex-conselheiro do CREA-RS.

 

Bibl. Carmem Maria Lapolli von Hoonholtz – Diretora Cultural

Bibliotecária, graduada pela UFRGS, atuou na PMPA, desde 1982. Lotada na antiga Smam (atual Smamus), foi gestora em duas bibliotecas: na sede, especializada em Ciências Ambientais, e outra, infantil, no Parque Moinhos de Vento. Aposentou-se em 2015. Foi membro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 10ª Região. Atuou como Diretora Cultural da Astec, nas gestões de 2013 a 2016 e de 2019 a 2022. Participou, ainda, da Comissão de Cultura, na gestão 2017-2018.

 

Enf. Lurdes Toazza Tura – Diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Unisinos, em 1991. Ingressou na PMPA, em 1990.
Aposentou-se em 2018. Especialização pela Escola de Saúde Pública e pela Fundação Osvaldo Cruz.
Foi membro da diretoria da Astec, em duas gestões: 2007-2008, como 2ª secretária, e 2017-2018, como vice-presidente. Também foi conselheira da Astec, nas gestões de 2019 a 2022, tendo presidido o Conselho Deliberativo, no período 2021-2022.

 

Plano de Ação da Chapa “Democracia, Resistência & União”

  1. Ações institucionais

– Atuar na defesa dos Técnicos de Nível Superior do Município visando à valorização do seu trabalho; lutando pela evolução das carreiras de nível superior; contemplando o aperfeiçoamento profissional; contra a terceirização das atividades; contra a indicação de comissionados sem formação ou com formação incompatível para os cargos técnicos na prefeitura; e pelo respeito e valorização do trabalho técnico;

– Atuar na defesa do regime próprio de previdência pública do município de Porto Alegre;

– Buscar o atendimento das reivindicações da categoria; promover o diálogo com todos os níveis de gestão da prefeitura e com a Câmara de Vereadores;

– Defender a categoria sempre que for atacada por governo ou mídia, visando restabelecer a verdade dos fatos, bem como posicionar-se publicamente na defesa do trabalho dos técnicos de nível superior da prefeitura;

– Lutar para restabelecer os direitos perdidos pelos servidores.

  1. Ações sociais de promoção e difusão do conhecimento técnico

– Promover eventos como homenagens, seminários, encontros e exposições visando à valorização do trabalho, da função pública e da defesa dos interesses da categoria (inclusive aposentados), através da formação de grupos de trabalho e de estudos;

– Indicação de técnicos do Município para premiações de conselhos regionais e outras entidades, bem como a divulgação de sua atuação, colaborando para sua participação em encontros profissionais;

– Manter, junto com a tradicional festa de aniversário da Astec, a homenagem anual de reconhecimento aos associados que se aposentaram no ano, pelos serviços prestados ao povo de Porto Alegre;

– Promover eventos e publicação de trabalhos técnicos de associados nas mídias disponíveis;

– Promover aproximação com o meio acadêmico e instituições, com foco nas políticas públicas municipais;

– Promover encontros específicos para confraternização com novos associados, dia da mulher, dia dos aposentados e outros;

– Efetivar convênios com entidades/empresas/instituições visando a beneficiar os associados;

– Efetivar parcerias com órgãos/empresas/entidades para desenvolvimento de ações de saúde como palestras, encontros e campanhas de vacinação;

– Efetivar parcerias com órgãos/empresas/entidades para desenvolvimento de ações sociais como campanhas ambientais e de apoio a entidades beneficentes;

– Criar meios e condições para encontros de aposentados para ações nas áreas de cultura, lazer, gastronomia, turismo e outras.

  1. Ações políticas

– Promover ações conjuntas com o Simpa, associações de municipários, sindicatos profissionais, conselhos profissionais e demais entidades na busca de valorização das profissões e do serviço público;

– Participar e apoiar fóruns, instâncias e grupos da sociedade civil voltados para a defesa dos serviços públicos e de interesse da cidadania de Porto Alegre como conselhos municipais, observatórios sociais, associações de moradores e usuários de serviços públicos, grupos de defesa de direitos humanos, defesa ao meio ambiente, ao direito das mulheres, das crianças e outros;

– Atuar na defesa dos órgãos públicos, do patrimônio público, dos servidores e da qualificação dos serviços públicos;

– Lutar pela manutenção do caráter deliberativo de todos os Conselhos Municipais.

  1. Ações dinamizadoras e de modernização

– Otimizar métodos e processos administrativos da Astec visando também à redução de custos operacionais;

– Modernizar e dinamizar as formas de comunicação da entidade com os associados, fortalecendo a sua participação através de meios digitais.

– Ampliar o quadro social e criar canais de comunicação visando a uma maior aproximação dos quadros da PMPA, especialmente os que ingressaram nos últimos anos;

– Promover eventos e atividades periódicas com aposentados através de ações culturais e de lazer;

– Promover encontros nos locais de trabalho visando à aproximação da entidade com os associados e incentivar a participação nas representação dos Núcleos junto ao Conselho Deliberativo.

 

Confira também:

Regimento Eleitoral Astec 2022

Calendario Eleitoral Biênio 2023-2024

 

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