sábado , dezembro 4 2021
Home / BANNER / Diretoria da Astec apresenta demandas dos técnicos ao governo

Diretoria da Astec apresenta demandas dos técnicos ao governo

A diretoria da Astec foi recebida virtualmente, na tarde de hoje, pelo secretário municipal da Administração e Patrimônio (SMAP), André Barbosa. Em pauta, reposição das perdas inflacionárias, atraso das progressões, concursos, plano de carreira e condições de trabalho.

Ao agradecer o atendimento da solicitação da Astec para abrir o diálogo com o governo, o presidente da entidade, eng. agron. Irineu Foschiera, lembrou a necessidade urgente de reposição das perdas salariais decorrentes da inflação acelerada, que já alcançam 1/3 do poder de compra dos servidores. “É um momento críticos da vida dos municipários que, inclusive, acaba resultando na fuga de técnicos que acabam buscando carreiras fora da prefeitura”, destacou.

O vice-presidente da Astec, eng. Sérgio Brum, considerou que  “há algum tempo, após 15 anos de serviços prestados, se alcançava um bom salário. Hoje, após o enorme atraso das progressões funcionais e a Lei Complementar Nº 851/2019, que destruiu a carreira, resta perguntar, em nome dos mais de mil técnicos associados à Astec: secretário, o governo pensa algo nesse sentido? Para onde vamos?”

O secretário André Barbosa ponderou que a reposição inflacionária é um problema antigo e que balizadores como a Lei Complementar Nº 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, impedem o avanço de qualquer proposta. Assegurou, entretanto, que tendo em vista a melhoria das condições das finanças municipais, desde janeiro, o governo tenciona melhorar o vale-alimentação e antecipar o 13º salário.

“Sobre o atraso das progressões, é uma grande preocupação, porque estamos gerando um passivo em torno de R$ 1 milhão por mês, e estamos formatando uma proposta a ser avaliada com o prefeito”, afirmou o secretário.  Outro ponto apresentado por Barbosa foi o desenvolvimento do estudo do plano de carreira anteriormente realizado por uma consultoria externa para, quem sabe, aproveitar de 70 a 80% do que foi estudado para regular as carreiras dos futuros ingressantes nos quadros do município.

Em relação aos concursos públicos, ao mesmo tempo em que há aprovados aguardando nomeação em diferentes áreas do serviço público municipal, como é o caso da enfermagem, estão ocorrendo muitas contratações de profissionais temporários. “É uma situação preocupante porque eles ficam um tempo e logo são substituídos, o que compromete a continuidade do serviço público”, preveniu a diretora de Relações com os Aposentados e Pensionistas, enf. Patrícia Wiederkehr. De outro lado, a diretora de Relações Sindicais, enf. Zoraide Wagner, lamentou que, após quase 30 anos de atividade docente tenha passado, agora, a ver alunos aprovados em concursos do município optarem por não assumir a nomeação, devido à pouca atratividade que resta à carreira no município em comparação com outras instituições.

O titular da SMAP defende que os contratos temporários são válidos para algumas funções, mas, nas carreiras de Estado – como professor, procurador, médico e enfermeiro, dentre outras – é necessário manter a exigência de concurso público. Barbosa faz questão de ressaltar, ainda, que mesmo na pandemia, a prefeitura não deixou de nomear concursados e que, nos próximos dias, deverá ser divulgado um novo edital.

Na oportunidade, o secretário André Barbosa também propôs apresentar uma prestação de contas sobre as realizações e planos do governo, para os associados da Astec. A proposição foi aceita pela diretoria da entidade, que providenciará a organização do evento.

Também participaram da reunião os diretores Financeiro, eng. Carlos Bernd, e Administrativo, Raul Giacobone, pela Astec, e, pela secretaria, o diretor-geral de Gestão de Pessoas, Demetrio Visnieski, e a diretora de Gestão de Pessoas, Elisa Corrêa dos Reis.

Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
#Se puder, fique em casa!

ASTEC – Diretoria Executiva 2021/2022
UNIÃO, RESISTÊNCIA & LUTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *