A defesa do direito à assistência à saúde para todos os municipários é a bandeira com que o presidente, Cont. João Paulo Galvez Machado, e o 1º vice-presidente, Adm. e Adv. Adalberto Pio de Almeida, pedem apoio à Astec para garantir a manutenção dos serviços. Os representantes da Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre – AFM participaram da reunião de diretoria nessa segunda-feira, 16/09.
A defesa do direito à assistência à saúde para todos os municipários é a bandeira com que o presidente, Cont. João Paulo Galvez Machado, e o 1º vice-presidente, Adm. e Adv. Adalberto Pio de Almeida, pedem apoio à Astec e demais associações para garantir a manutenção dos serviços. Os representantes da Associação dos Funcionários Municipais de Porto Alegre – AFM participaram da reunião de diretoria nessa segunda-feira, 16/09, relatando que as grandes dificuldades, historicamente enfrentadas pela entidade, chegaram ao limite.
Quando os serviços ou especialidades não estão disponíveis, a AFM encaminha o paciente, garantindo o atendimento, e paga a conta, sendo ressarcida pela PMPA muito a menor, porque os preços estão extremamente defasados. Isso reduz os recursos que deveriam estar sendo destinados à atualização de pessoal e equipamentos. Mesmo assim, com muito esforço, o Hospital Porto Alegre tem se modernizado e seus profissionais estão atualizados, sendo reconhecidos pelos melhores hospitais da cidade.
"Não somos um plano de saúde", diz Galvez. A diferença em prol dos funcionários da PMPA está no fato de a AFM ser uma associação: isto obriga o convênio ao atendimento, independentemente de pagamentos. Sendo municipário ou seus dependente, o atendimento deve ser garantido", completa. Ele explica que o Estatuto do Servidor, nos artigos 92 e 95, assegura o compromisso da prefeitura com a garantia da saúde ao servidor, preferencialmente pela AFM. E lamentou que as dificuldades em avançar nas negociações com a prefeitura tenham colocado a associação nessas condições, tendo que recorrer à Justiça e ao Ministério Público, visando buscar saídas para garantir as negociações.
O presidente agradeceu o convite e também a presença da Astec em reunião anterior, realizada pela AFM, em 12/09 último, com convite a todas as associações parceiras. João Paulo Galvez também lembrou "o compromisso grande e inarredável com a família municipária, há 90 anos". O convênio está à disposição de todos, embora 90% dos usuários mais assíduos sejam técnicos de nível médio ou servidores de menor salário.
ASSOCIATIVISMO FORTE SE FAZ COM UNIDADE E AÇÃO.
DIRETORIA EXECUTIVA – GESTÃO 2013 – 2014