domingo , maio 16 2021
Home / BANNER / AÇÃO SOCIAL | Astec apoia a Casa de Referência Mulheres Mirabal

AÇÃO SOCIAL | Astec apoia a Casa de Referência Mulheres Mirabal

Em mais uma frente de Ação Social, a Astec, por meio de sua Diretoria Executiva, vem a público prestar apoio às lutas da Casa de Referência Mulheres Mirabal que está, há quatro anos, buscando um local para consolidar o trabalho de acolhimento e abrigamento de mulheres vítimas de violência doméstica. Com a criação de campanhas de apoio a diaristas que perderam suas fontes de renda durante a pandemia, a distribuição de cestas básicas e projetos de geração de renda, a casa já salvou a vida de centenas de mulheres, atendendo a uma demanda à qual a prefeitura não tem respondido. Por isso, a manifestação da Astec é no sentido de buscar que o prefeito Sebastião Melo abra negociação para garantir à Mirabal um lugar seguro para a realização desse trabalho indispensável às mulheres em tamanha condição de vulnerabilidade.

Em novembro de 2016, o grupo ocupou uma casa abandonada no centro da cidade. Em 2018, elas conseguiram negociar sua permanência em uma escola abandonada na Zona Norte de Porto Alegre, mas o acordo não foi obedecido pela gestão do ainda prefeito Nelson Marchezan Júnior, que deu início a um processo de reintegração de posse no imóvel. As mulheres seguem na escola, fazendo acolhimento, abrigamento e desenvolvendo projetos. Em 18 de fevereiro, tiveram uma audiência de mediação on-line com representantes da prefeitura, mas, sem definição, um novo encontro foi marcado para  15 de abril.

Para 2021, o objetivo é reforçar as campanhas, em especial, os projetos de geração de renda que sirvam como apoio financeiro para essas mulheres, uma vez que a independência financeira é fundamental para romper o ciclo de violência. Mas, desde o final do ano, com dificuldades crescentes, a arrecadação de recursos vem se reduzindo. Para que todo esse trabalho prossiga, o grupo precisa de um local.

Apoie você também essa luta. Divulgue a sua foto nas redes sociais com as

#ResisteMirabal

#NegociaMelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *