No final da tarde e início da noite desta terça-feira, 6 de junho, representantes da diretoria e dos conselhos Deliberativo e Fiscal, além de dezenas de associados da Astec, da ativa e aposentados, participaram do “Ato Melo Deve, Pague Já!”, coordenado pelo Simpa, que reuniu a categoria municipária no entorno do novo Centro Administrativo da Prefeitura (Rua João Manoel, 157 – Centro Histórico). O objetivo foi de protestar contra a proposta de reposição salarial apresentada pelo prefeito Sebastião Melo – 5,79% parcelados em cinco vezes, até janeiro de 2024, quando as perdas acumuladas alcançam 30,25%.
O diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Astec, eng. civil Luis Ferrari Borba, se manifestou em nome da Astec, destacando a situação difícil enfrentada pelos servidores em decorrência da corrosão dos vencimentos pela inflação. Entre diversos outros aspectos da atual administração municipal, lembrou, ainda, as mazelas da Saúde, a deficiência habitacional para atender as necessidades da população porto-alegrense e as consequências danosas da terceirização desenfreada dos serviços.
“Não é possível que a cidade continue convivendo com esse pesadelo, esse desastre que são essas políticas de terceirização, cujos exemplos já são vistos no restante do Brasil, na Europa e na América. É aqui e agora, em Porto Alegre, que o sistema de transporte não está funcionando, que para a saúde faltam recursos e funcionários, que a habitação de interesse social está largada. Fora terceirização! Temos que reverter esse processo. Não existe serviço público de qualidade sem servidores e o prefeito Melo sabe disso”, afirmou o diretor da Astec.
Leia também:
Correio do Povo – Simpa protesta contra proposta de reajuste salarial apresentada pela Prefeitura de Porto Alegre
Simpa – Simpa lança campanha “Melo não privatize o DMAE”
Fortaleça a Astec!
Proteja a saúde de todos: mantenha as mãos higienizadas!
ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024
DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO