quarta-feira , fevereiro 28 2024
Home / BANNER / APITAÇO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO DMAE

APITAÇO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO DMAE

A Astec participou, nesta sexta-feira (01/4), ao meio-dia, do ‘Apitaço’, no DMAE Princesa Isabel, juntamente com os servidores do Departamento, Cores, Simpa e apoiadores. O evento foi organizado pelo Simpa e pelo Cores Dmae, contra a privatização e para revindicar reposição salarial já e realização de concurso público.
O ato começou em frente ao prédio do DMAE e seguiu em caminhada até o canteiro central da av. Ipiranga esquina com Silva Só, onde foi  distribuída carta aos pedestres e aos veículos que passavam pelo local. O objetivo é mostrar para a população que o DMAE é financeiramente saudável e precisa continuar público, com autonomia administrativa para investir e com reposição de servidores para atender com qualidade as demandas da população.
Com a privatização, as empresas direcionam o abastecimento de água buscando lucrar cada vez mais e quem vai pagar a taxa de lucro será o consumidor. O DMAE é uma autarquia pública e não visa lucro, sendo todo o superávit direcionado à manutenção e ampliação dos serviços prestados – não há taxa de lucro embutido. Por este motivo, a tarifa da água em Porto Alegre é, hoje, uma das menores do País.
Para o presidente da Astec, eng. agr. Irineu Foschiera, “o DMAE atende toda a população da cidade de maneira satisfatória, com qualidade e preço justo. Privatizá-lo é um crime contra o interesse público!”
O ato serviu também pra denunciar o descaso da prefeitura com os servidores municipais, que já chega ao sexto ano consecutivo sem reposição salarial, acumulando perdas que atingem 34%.
Entre os apoiadores do evento, estão o vereador Jonas Reis, a dep. estadual Sofia Cavedon e o dep. federal Elvino Bohn Gass.

Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
#Se puder, fique em casa!

ASTEC – Diretoria Executiva 2021/2022
UNIÃO, RESISTÊNCIA & LUTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *