sábado , julho 27 2024
Home / BANNER / A 6ª edição do Café Temático, com a palestra “Sistema de Proteção Contra as Cheias: o que falhou?”, foi um sucesso!

A 6ª edição do Café Temático, com a palestra “Sistema de Proteção Contra as Cheias: o que falhou?”, foi um sucesso!

Eng. civil Augusto Damiani, palestrante, entre o eng. agron Irineu Foschiera, presidente da Astec, e o administrador Júlio Abrantes, associado da Astec e representante do CRA-RS | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom

Uma plateia entusiasmada de mais de 50 pessoas acompanhou a apresentação da linha do tempo e as detalhadas explicações sobre os problemas do Sistema de Proteção Contra as Cheias e macrodrenagem de Porto Alegre, na noite da quinta-feira (18/7). A palestra “Sistema de Proteção Contra as Cheias: o que falhou?”, ministrada pelo engenheiro civil aposentado da prefeitura, Augusto Damiani, atraiu um grande público, o que motivou a troca de local do evento para as dependências do Conselho Regional de Administração (CRA-RS), gentilmente cedido pelo presidente da entidade, adm. Flávio Cardozo de Abreu, representado pelo conselheiro adm. Júlio Abrantes, associado à Astec.

Hidrólogo, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Augusto Damiani tem mais de 40 anos de experiência na área da drenagem urbana e já ocupou a direção-geral de dois dos mais importantes serviços do município: o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e o Departamento de Esgoto Pluvial (DEP), além de atuar como conselheiro deliberativo da Astec.

Dentre os problemas do Sistema de Proteção Contra as Cheias, Damiani destacou a falta de manutenção de comportas, tampas de bueiros, casas de bombas e  talude do dique, na Zona Norte, além de ressaltar a ignorância, por parte da prefeitura, dos alertas de técnicos do DMAE, em 2018.

Segundo o engenheiro, a solução para os riscos de novas inundações em Porto Alegre em contexto de emergência climática depende de uma visão integrada  entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Universidade e o Poder Público.

“Sem isso, sem um quadro de pessoal capacitado e treinado e uma secretaria especializada para isso, com planejamento estratégico e conhecimento técnico, não adianta ter dinheiro, porque a questão não se resolve”, assegurou Damiani.

Na abertura, o técnico foi apresentado pelo presidente da Astec, eng. agron. Irineu Foschiera, e pelo conselheiro do CRA-RS, adm. Júlio Abrantes, que se disse honrado em sediar evento de tamanha importância técnica. A palestra foi antecedida por um caloroso momento de acolhimento e confraternização, com um bom papo entre os colegas e um lanche oferecido aos presentes pela Astec.

Sobre o mesmo assunto, leia também:

Participe do abaixo-assinado “Parlamentar: pare de causar enchentes e secas ao permitir o desmatamento!”

Representação do Ministério Público de Contas busca responsabilizar culpados por omissão e irregularidades na enchente de 2024

Indicação aprovada na Câmara de Vereadores poderia ter evitado a tragédia da enchente em Porto Alegre, mas foi ignorada pelos prefeitos desde 2017

Ex-prefeitos da capital se posicionam sobre contexto da enchente e manifestações de Sebastião Melo na mídia

Manifestação aos porto-alegrenses sobre o Sistema de Proteção Contra Inundações

Nota de Solidariedade | Enchente em Porto Alegre

Por que Porto Alegre foi inundada e o que deve ser feito para evitar novas catástrofes?

Ex-diretor-geral do DEP e do DMAE denuncia grave descaso com drenagem em Porto Alegre

Fortaleça a Astec!

Clique aqui e associe-se!

ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024

DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *