No dia 05 de agosto, Dia Nacional da Saúde, o Fórum Nacional da Enfermagem realizou, em Brasília, o ato “Valorizar a enfermagem é valorizar o SUS” para sensibilizar congressistas sobre o Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que estabelece um piso salarial nacional para a profissão, fixado para jornada de 30 horas semanais.
Profissionais de todo o Brasil que não puderam comparecer à atividade estavam representados e acompanharam, on-line, a mobilização.
A votação do PL fará justiça para uma categoria que é muito aplaudida, principalmente nesse momento no qual seus profissionais estão na linha de frente da pandemia, mas pouco valorizada. A união das entidades tem sido fundamental na luta.
O ato teve a fala dos presidentes das entidades nacionais que integram o Fórum, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, senadores e deputados federais.
Também foi realizada uma audiência pública na Câmara dos Deputados, na Comissão de Trabalho, da Administração e Serviço Público com o tema: “A importância da valorização da Enfermagem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS”, pelo sistema virtual e-democracia.
O Rio Grande do Sul esteve presente com representantes do Sindicato dos Enfermeiros do RS (SERGS), Conselho de Enfermagem do RS (Coren-RS) e Sindisaúde/RS, dentre outras entidades.
O Fórum de Enfermagem é formado pelo Cofen, Aben, CNTS, CNTSS, FNE, Anaten e Eneenf.
Fonte: Ascom-Cofen
Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
#Se puder, fique em casa!
ASTEC – Diretoria Executiva 2021/2022
UNIÃO, RESISTÊNCIA & LUTA