sábado , fevereiro 24 2024
Home / BANNER / SECRETÁRIO DA FAZENDA DA CAPITAL PREVÊ SUPERÁVIT NO BALANÇO 2022

SECRETÁRIO DA FAZENDA DA CAPITAL PREVÊ SUPERÁVIT NO BALANÇO 2022

O Secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel, garantiu que haverá superávit na Prefeitura de Porto Alegre no ano de 2022. A afirmação foi dada à coluna da jornalista Taline Opitz, do jornal Correio do Povo, na edição desta quinta-feira, 05/01. Ainda conforme a jornalista, a Secretaria da Fazenda está fechando os números com o balanço financeiro relativo a 2022. De acordo com o secretário Fantinel, em 2021, a capital bateu recorde de investimentos, chegando a R$ 328 milhões e a expectativa é de que o valor seja ultrapassado agora, considerando-se o exercício do ano passado.
Vale lembrar, por outro lado, que os servidores do município estão com salários defasados desde o início do governo Marchezan, continuando dessa forma na gestão de Sebastião Melo. Os índices do IPCA no período de maio de 2016 a dezembro de 2022 correspondem a 39,69%, sendo que o governo repôs apenas 10,06% no ano passado e de forma parcelada. Isso significa que a Prefeitura de Porto Alegre ainda deve aos servidores aproximadamente 30% de reposição das perdas salariais referentes aos últimos seis anos.
Ou seja, o superávit festejado pelo secretário Fantinel foi, em boa parte, graças à defasagem salarial sofrida pelos servidores no período Nelson Marchezan-Sebastião Melo.
Neste ano de 2023, a Astec permanecerá junto com o Simpa e entidades de municipários reivindicando a reposição imediata das perdas referentes ao ano de 2022 e calendário de programação para pagamento do restante das perdas inflacionárias.
É necessário que toda a categoria de servidores esteja mobilizada para pressão sobre a administração, a fim de que seja cumprida a legislação e haja recomposição integral das perdas dos últimos seis anos.

Fortaleça a Astec!

Clique aqui e associe-se!

Proteja a saúde de todos: use máscara e mantenha as mãos higienizadas!

ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024

DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *