O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro do RS, entidades, academia, arquitetos e urbanistas, engenheiros, servidores municipais ativos e aposentados e comunidade porto-alegrense convidam para um Abraço ao Prédio da SMOV, no dia 24 de novembro, sexta-feira, às 12h30. O ato visa alertar as autoridades para a não demolição do prédio público de sete pavimentos, que irá a leilão para venda no dia 27 de novembro, para construção de torres no seu lugar.
O edifício foi construído em 1970, pelo poder público municipal, para sediar as antigas secretarias do Meio Ambiente, Planejamento e de Obras e Viação. Projetado pelos arquitetos Moacyr Moojen Marques, João José Vallandro e Léo Ferreira da Silva, em linguagem modernista, foi sede de trabalhos importantes para a história da cidade, cujo acervo merece ser conservado, juntamente com o prédio.
Por ser patrimônio público com cerca de 10 mil m² de área, pelo seu valor histórico e cultural e não havendo motivação aceitável para sua demolição em vista do decréscimo populacional em Porto Alegre e face à emergência climática, que exige economias mais verdes, uso eficiente de recursos naturais, indústrias sustentáveis, mais reuso, menos gasto energético e emissão de CO² com novas construções, conclamamos as autoridades para a não demolição do edifício, ainda que leiloado para investimento em habitação social.
Preservação do patrimônio cultural e construção de habitação de interesse social são obrigações legais e uma não deve excluir a outra.
Além da não demolição, a Astec defende que o prédio seja reformado e destinado à utilização de repartições públicas municipais.
Saiba mais clicando aqui.
Promoção: Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro RS
Apoio: IAB-RS, CAU-RS, SAERGS, Senge-RS, Docomomo Sul, Docomomo Brasil, IHGRGS, Astec, Acesso Cidadania e Direitos Humanos, Preserva Redenção, Proteja, PPG Museologia e Patrimônio.
Fortaleça a Astec!
ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024
DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO