quarta-feira , fevereiro 28 2024
Home / BANNER / Passeio à Ferrovia do Vinho: alegria e muita diversão no reencontro de colegas

Passeio à Ferrovia do Vinho: alegria e muita diversão no reencontro de colegas

Neste 15 de outubro, a Astec proporcionou aos seus associados um programa diferente: com leveza, bom humor e diversão nas brincadeiras que marcaram o reencontro de colegas, em uma viagem pela Ferrovia do Vinho.

“Era um sonho há muito acalentado, principalmente, depois do difícil período de reclusão e de tantas perdas, durante a pandemia, além das provações a que nós, servidores públicos, temos sido submetidos pelos dois últimos governos. Foi um dia para descontrair, para rir, rever colegas e conhecer outros e – por que não? – reforçar o espírito para as lutas que seguem”, afirmou o presidente da Astec, eng. agron. Irineu Foschiera.

E foi mesmo, um dia muito especial. Associados e seus familiares e amigos convidados aproveitaram o sol bonito e a temperatura amena para desfrutar o roteiro turístico oferecido pelo conveniado da Astec, Cláudio Roberto Turismo. Em dois locais de embarque, no Largo da Epatur e no Haudy Park, os viajantes se acomodaram confortavelmente em um micro-ônibus e partiram em direção à região da serra. A primeira parada foi no Restaurante Di Variani, em São Sebastião do Caí, para o café da manhã e, claro, um registro fotográfico dessa feliz ocasião.

Dali, o grupo partiu para a cidade de Garibaldi, onde visitou: a Ferrari Alimentos, com suas irresistíveis geleias, licores, espumantes, cachaças, biscoitos e embutidos, entre outros; o Lá do Sítio Produtos Artesanais, que oferece molhos, biscoitos decorados com opção sem lactose e muitas outras delícias; e a Devorata Trufas Artesanais, com seus sofisticados produtos de chocolateria, feitos um a um, totalmente à mão, com matérias-primas de excelente qualidade e sabores surpreendentes.

A seguir, hora de atravessar a rua e, na Vinícola Garibadi, entre pipas históricas e instalações modernas, aprender sobre a produção de vinhos e espumantes, além de degustar algumas das muitas opções, inclusive as premiadas internacionalmente.

Ainda pela manhã, diversão e cultura no passeio de Tim-Tim (o veículo é um capítulo à parte, que reúne transporte e diversão), pelas ruas do Centro Histórico de Garibaldi, conhecendo prédios tombados que seguem funcionais, em especial, com casas de comércio e serviços – um mix de beleza e de preservação da memória e do patrimônio do município, que ganhou esse nome em homenagem a Giuseppe Garibaldi, italiano que se tornou personagem da Revolução Farroupilha.

E chegou a hora do almoço. No Restaurante da Fenachamp, além da gastronomia, todos tiveram oportunidade de apreciar as belezas naturais da mata nativa e o lago, no entorno do lugar.

Após um breve descanso, o passeio prosseguiu. Na cidade de Carlos Barbosa, foram visitadas a Fetina di Formaio, loja de produtos coloniais, e o Varejo da Tramontina, onde, além da oportunidade de compras, foi possível conhecer um pouco sobre a linha de produção dessa tradicional indústria gaúcha.

De Carlos Barbosa, os viajantes seguiram, pela Ferrovia do Vinho, de Maria Fumaça, até Bento Gonçalves, no vagão nº 215, o único preservado do trem original, no qual, há 27 anos, foram filmadas cenas do filme O Quatrilho, de Fábio Barreto, estrelado por Glória Pires e Patrícia Pillar. No percurso, muito spots de shows da cultura italiana, com músicas e brincadeiras, além, claro, de uma breve parada para degustação de de espumantes, vinhos e sucos de uva super saborosos, produzidos na região.

Para fechar o roteiro com chave de ouro, chegando em Bento Gonçalves, foi a vez de participar do espetáculo teatral interativo Epopeia Italiana. Por meio da saga real de Lázaro e Rosa, um jovem casal que veio da região de Pedersano, na Itália, para a América, em busca do sonho de uma vida melhor, foi possível vivenciar um pouco das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes que ajudaram a construir a pujança da serra gaúcha.

Ao final do passeio, no caminho de retorno a Porto Alegre, ainda uma última parada em São Vendelino, para jantar/lanche e compra de hortifrutigranjeiros.

Na chegada, em completa segurança, a alegria de ter compartilhado momentos muito agradáveis e felizes, acenos de até logo e o desejo de que venham os próximos roteiros, para os quais já podemos ir todos nos organizando e convidando colegas, familiares e amigos!

Clique aqui para conferir as opções de novos roteiros já disponíveis.

Fortaleça a Astec!

Clique aqui e associe-se!

Proteja a saúde de todos: use máscara e mantenha as mãos higienizadas!

ASTEC – Diretoria Executiva 2021/2022

UNIÃO, RESISTÊNCIA & LUTA

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *