O Outubro Rosa reforça a importância da prevenção, do cuidado e da atenção integral à saúde das mulheres. Mais do que conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, esse período é uma oportunidade para fortalecer o acesso aos serviços públicos, promover o autocuidado e lembrar que toda mulher tem direito a ser acolhida, respeitada e protegida.
Nesse contexto, os serviços e servidores públicos têm papel fundamental no enfrentamento à violência contra a mulher. Por estarem muitas vezes entre os primeiros a identificar sinais de violência física, psicológica ou sexual, esses profissionais, que atuam em atendimentos de saúde, na rede psicossocial, delegacias da mulher e outros serviços, estão aptos a oferecer escuta qualificada, acolhimento, orientação e encaminhamento adequado à rede de proteção.
Cuidar da saúde da mulher também significa cuidar de sua segurança, dignidade e bem-estar. Por isso, fortalecer os serviços públicos e preparar seus profissionais para acolher e combater a violência é essencial para construir uma sociedade em que todas as mulheres possam viver com saúde, respeito e sem violência.
Chegamos hoje a 60 feminicídios no RS, neste ano. Muitos desses casos talvez pudessem ter sido evitados com a busca de ajuda em tempo hábil. Ao menor sinal, não espere!
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA. EM CASOS DE VIOLÊNCIA, BUSQUE AJUDA:
190 – Para solicitar socorro imediato.
180 – Para orientações e denúncias.
Centro Vânia Araújo Machado – 0800-541-0803
Centro Márcia Calixto – (51) 3289-5102
Delegacia da Mulher (24 horas) – Rua Prof. Freitas de Castro, 701, bairro Azenha – Telefone: (51) 3288-2172.
Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
ASTEC – Diretoria Executiva 2025/2026
UNIR, LUTAR E AVANÇAR: EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS SERVIDORES