quarta-feira , fevereiro 21 2024
Home / BANNER / Homenagem | Eng. Sérgio Luiz Brum dá nome à rótula na Zona Sul de Porto Alegre

Homenagem | Eng. Sérgio Luiz Brum dá nome à rótula na Zona Sul de Porto Alegre

“Rótula Engenheiro Sérgio Luiz Brum” é como passou a ser chamada a confluência das avenidas Wenceslau Escobar e Pereira Passos, no bairro Assunção, Zona Sul de Porto Alegre, desde a terça-feira, 13 de junho. A nomeação, uma homenagem ao vice-presidente da Astec, gestão 2021-2022, que faleceu em 4 de maio de 2022, aos 69 anos, foi proposta pelo vereador Jonas Reis – que foi um dos coordenadores-gerais do Simpa, do final de 2016 ao final de 2020 -, e publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA).

O engenheiro civil Sérgio Luiz Brum, foi servidor da Prefeitura entre 1972 e 2011, quando se aposentou. Passou pelas Secretaria de Administração e pelas antiga secretarias de Planejamento Municipal (SPM) e de Obras e Viação (Smov).

Graduou-se engenheiro civil pela PUCRS em 1982. Presidiu a Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (Astec) por duas gestões, no período 2017-2020, além de atuar como diretor conselheiro deliberativo, em diferentes gestões, e como vice-presidente da entidade, nas gestões 2009-2010 e 2021-2022. Foi, também, diretor do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e do Sindicado dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa).
Destacou-se como um lutador pelos direitos dos municipários, em especial, como líder do Movimento dos Capacetes Brancos, mobilização de profissionais de engenharia, arquitetura, geografia e geologia da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da qual, os servidores conquistaram, em 2012, a sanção da Lei 11.142, que instituiu a Gratificação de Alcance de Metas dos Serviços Públicos de Engenharia, Arquitetura e Afins (GAM). No campo da literatura, foi autor dos livros Evoluindo Por Causa da Pandemia (2020) e Vida de Barnabé (2020).

De acordo com o presidente da Astec, eng. agron. Irineu Foschiera, “esse é um merecido reconhecimento ao servidor que prestou importantes serviços à cidade e ao militante que lutou pela valorização profissional dos técnicos de nível superior e de todos os municipários”.

Foschiera adiantou, ainda, que a entidade organiza, em conjunto com o gabinete do vereador que propôs a nomeação, familiares e vizinhos do homenageado, um ato simbólico de inauguração do logradouro.

Clique aqui e confira a Exposição de Motivos, na Minuta do Projeto de Lei.

Clique aqui e confira a publicação da Lei nº 13.498, de 12/06/2023, no DOPA.

Confira as imagens do Google Street View da Rótula Eng. Sérgio Luiz Brum

 

Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024
DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *