sábado , fevereiro 24 2024
Home / BANNER / Conselheiro da Astec e representante do Simpa no Conselho Deliberativo do DMAE se reúne com ícone italiano da luta pelo serviço público de água e saneamento

Conselheiro da Astec e representante do Simpa no Conselho Deliberativo do DMAE se reúne com ícone italiano da luta pelo serviço público de água e saneamento

Conselheiro da Astec e representante do Simpa no Conselho Deliberativo do DMAE, eng. civil Adinaldo Fraga, com o prefeito de Nápoles (2011-2021), na Itália, Luigi de Magistris; vereador Marcelo Sgarbossa; e o assessor do vereador, José Fortunati

No dia 07 de junho, o italiano Luigi de Magistris visitou Porto Alegre, onde  manteve encontros pautados pela questão do acesso à água. Procurador público (2002-2009) e deputado europeu (2009-2011), como prefeito de Nápoles, cidade no sul da Itália, por dois mandatos (2011-2021), se destacou pela realização de um referendo popular, em junho de 2011, que contabilizou mais de 30 milhões de votos dos cidadãos italianos afirmando a defesa da água como bem público. A adoção dessa política reversa em Nápoles, em pleno período de privatizações, influenciou toda a Europa que, atualmente, está em processo de reestatização dos serviços.

Na sala Adel Carvalho, da Câmara Municipal de Porto Alegre,  Magistris se encontrou com o conselheiro da Astec e representante do Simpa no Conselho Deliberativo do DMAE, o servidor aposentado do Departamento, eng. civil Adinaldo Soares de Fraga. Na oportunidade, conversaram sobre o processo de parceirização/concessão/privatização que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) está enfrentando.

“Mesmo tendo sido um encontro rápido, falamos do processo que o DMAE está sofrendo por questão política e não técnica, assim como o desmonte de que está sendo vítima, por falta de investimentos na rede de esgoto e por falta de concurso público para repor servidores. Esse encontro foi importante sobretudo porque ampliou a visibilidade do caso DMAE e pelo exemplo emblemático que Luigi de Magistris e sua ação para manter público o serviço de saneamento na cidade italiana de Nápoles representam. Ele conseguiu se reeleger com base nessa plataforma, contrariando a pressão em favor da privatização que havia em toda a Europa”, relatou o conselheiro da Astec.

Durante a reunião, que antecedeu uma entrevista coletiva, Magistris recebeu uma camiseta, um exemplar da revista ECOS, comemorativa aos 60 anos do DMAE, e panfletos em defesa do saneamento público de Porto Alegre.

Em sua divulgação da visita, o Simpa destacou que a Administração Municipal de Porto Alegre está conduzindo o processo de concessão do DMAE sem consulta popular até o momento e alerta:

“Seguimos na luta para mostrar a todos a importância de manter o DMAE PÚBLICO!!

💦 NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO DMAE!
💦 ÁGUA É VIDA! SANEAMENTO É SAÚDE!”

Fortaleça a Astec!

Clique aqui e associe-se!

ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024

DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *