Prédios de 140 metros de altura (mais de 40 andares)? Fim dos recuos de jardim? Fim do limite do número de economias de acordo com o tamanho dos terrenos? Destruição das áreas verdes nos bairros? Comércio e serviços de grande porte em áreas residenciais?
Essas e outras questões sobre a urbanização de Porto Alegre estão na proposta da Prefeitura para o novo Plano Diretor que será atualizado em breve – alterações muito boas para o bolso das construtoras e grandes empresas, mas algumas muito prejudiciais para a maior parte da população da capital.
Confere nos vídeos a seguir o que dizem as associações de moradores de Porto Alegre
Só que não precisa ser assim!
No sábado, dia 9 de agosto, às 9h, no Auditório Araújo Vianna, tu podes vir debater qual é a cidade que queremos.
Olha o que diz a Prefeitura sobre 5 bons motivos para não ficares de fora:
“1. O Plano Diretor é revisado a cada 10 anos. Agora é a hora de definir as regras que vão orientar o crescimento da cidade na próxima década. Sua presença é fundamental.
2. A audiência é o espaço para apresentar ideias sobre moradia, trabalho, mobilidade e lazer, contribuindo para uma cidade mais justa, inclusiva, eficiente e com mais qualidade de vida.
3. Um bom planejamento urbano abre oportunidades, especialmente para os jovens, permitindo que escolham viver e construir seu futuro em Porto Alegre.
4. Discutir os espaços públicos e o meio ambiente é essencial para garantir uma cidade mais sustentável, saudável e acolhedora.
5. Participar é um ato de cidadania. Quem vive a cidade também deve ter voz nas decisões que definem seus rumos.”
A cidade que queremos depende de cada um de nós.
Fortaleça a Astec!
Clica aqui e te associa!
ASTEC – Diretoria Executiva 2025/2026
UNIR, LUTAR E AVANÇAR: EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS SERVIDORES