quarta-feira , fevereiro 28 2024
Home / BANNER / Astec recebe Diploma de Honra ao Mérito em homenagem aos seus 29 anos de atividades

Astec recebe Diploma de Honra ao Mérito em homenagem aos seus 29 anos de atividades

Outorga do Diploma de Honra ao Mérito pelos 29 anos da Astec | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom/Astecpmpa

Na tarde desta segunda-feira, 30 de outubro, a Astec recebeu homenagem prestada pela Câmara Municipal, por proposição do vereador Jonas Reis, com apoio da Mesa Diretora. O Diploma de Honra ao Mérito foi outorgado  durante sessão plenária, conduzida pelo presidente do Legislativo, Hamilton Sossmeier.

Durante o evento, o vereador Jonas Reis, associado da Astec, lembrou a posição da Astec em defesa dos órgãos públicos e a existência dos cargos vagos no DMAE, em decorrência das aposentadorias sem reposição de pessoal, como forma de dar seguimento à política de desmonte do órgão, implementada pela gestão do prefeito Sebastião Melo, com vistas a sua privatização.

O parlamentar também destacou o importante papel desempenhado pela Astec em prol da valorização dos profissionais de nível superior do município de Porto Alegre, destacando que, em 2008, após 15 anos de luta, a entidade foi a responsável pela conquista da Gratificação de Incentivo Técnico (GIT).

Reis encerrou seu pronunciamento com uma homenagem à memória do vice-presidente da Astec na gestão 2021-2022, eng. civil Sérgio Luis Brum, falecido em maio de 2022. Brum, incansável militante pelos direitos dos servidores, liderou o movimento Capacetes Brancos, formado por engenheiros, arquitetos , geólogos e geógrafos do município de Porto Alegre, e foi um dos responsáveis pela instituição da Gratificação do Alcance de Metas (GAM).

O vereador Engenheiro Comassetto, saudou o aniversário da Astec e recordou o vereador João Antônio Dib, falecido em maio último, um grnade defensor do DMAE público “que não pode seguir o mesmo destino da Carris que acabou sendo doada”, afirmou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, o presidente da Astec, eng. agron. Irineu Foschiera, afirmou que os 29 anos de diálogo permanente e de críticas construtivas consolidaram a Astec como representante dos técnicos de nível superior do município.

“Nossa finalidade como associação é congregar os técnicos com vistas a um serviço público de qualidade e valorização do trabalho técnico-científico. Nós falamos aqui do serviço público prestado por técnicos capacitados que fazem com que os serviços cheguem com eficiência, qualidade e preço justo até as comunidades mais afastadas e excluídas. E afirmamos, que o atendimento lá no posto de saúde não pode existir se não com servidores (médico, enfermeiro, técnico, auxiliar e outros) valorizados. Não há escola com qualidade na cidade sem um professor preparado e valorizado. Não há assistência social sem técnicos preparados e valorizados. Não há infraestrutura e saneamento sem arquitetos, engenheiros, biólogos capacitados e valorizados, como também não há uma cidade planejada e organizada, com vistas ao futuro, sem o conhecimento e trabalho de técnicos capacitados e valorizados”, assegurou o presidentes da Astec.

Na sequência, manifestou-se o vice-presidente da Astec, procurador Edmilson Todeschini.

“A Astec sempre manteve total e absoluta independência dos diversos governos da capital gaúcha. Nunca bancou a linha auxiliar deste ou daquele. Sempre manteve postura crítica às políticas governamentais, mas nunca fez críticas infundadas ou sectárias, mantendo-se aberta a conversações e a negociações em prol dos objetivos de seus associados e da defesa do serviço público que serve à população em geral. A Entidade nunca vacilou em defender um plano de urbanismo sustentável, mesmo quando colidente com os interesses do mercado imobiliário. Sempre defendeu a saúde pública e de qualidade para a população a ser prestada por profissionais de carreira. Sempre defendeu o saneamento e a habitação públicos, orientados pelos interesses da população, jamais pelos interesses daqueles que querem abocanhar tais serviços para com eles lucrar. Sempre se empenhou em defender o transporte público, que infelizmente retrocedeu com a privatização da Carris. Sempre defendeu a previdência pública, contrapondo-se à desnecessária reforma da previdência aprovada em 2021, eis que o sistema já se encontrava atuarialmente superavitário”, afiançou Todeschini, entre os méritos da Astec, ressaltando, ainda sua parceria com o Simpa.

A cerimônia foi transmitida pela TV Câmara.

Fortaleça a Astec!

Clique aqui e associe-se!

Proteja a saúde de todos: mantenha as mãos higienizadas!

ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024

DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *