sexta-feira , janeiro 21 2022
Home / BANNER / Astec contribui para embelezar Porto Alegre: painel Veracidade é inaugurado no prédio DAER-PGE

Astec contribui para embelezar Porto Alegre: painel Veracidade é inaugurado no prédio DAER-PGE

O painel Veracidade, de 65m de altura por 19m de largura, passa a decorar a lateral norte do prédio do DAER-PGE | Fotos: Ruvana De Carli / CarliCom

Uma das patrocinadoras do projeto, a Astec participou, no final da tarde desta segunda-feira, da inauguração do painel Veracidade, que passou a decorar a lateral norte do prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no bairro Praia de Belas, próximo ao Centro Histórico de Porto Alegre. A cerimônia iniciou nas proximidades da Ponte de Pedra, no Largo dos Açorianos, com a distribuição de mudas da planta que aparece no mural, nas mãos de uma mulher negra. A planta é a Justicia gendarussa, conhecida como quebra-tudo ou quebra-demanda, muito usada nas religiões de matriz africana.

Na sequência, as pessoas se deslocaram pelo Viaduto dos Açorianos, até a frente do painel, onde se concentraram entoando sambas para comemorar a inauguração.

Além dos autores da obra, a suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri, estiveram presentes a modelo do painel, Mãe Bia, representante do povo negro, residente na Ilha da Pintada; o coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), Marcelo Sgarbossa; o presidente da Astec, eng. agr. Irineu Foschiera; e representantes de alguns dos mais de cem parceiros do Projeto de Incentivo à Arte Urbana, incluindo empresas, sindicatos, instituições, microempreendedores, pessoas físicas e poder público.

De acordo com o presidente da Astec, Irineu Foschiera, “a participação da entidade no custeio da obra é motivo de orgulho, pois contribui para o embelezamento da cidade, especialmente, em um período de tantas preocupações com a saúde e com a profunda crise econômica em que estamos mergulhados.”

Já para a diretora Cultural da Astec, bibl. Carmem von Hoonholtz, o projeto ganhou importância ainda maior por ter contado com oficinas para capacitação em grafite. “O Projeto de Incentivo à Arte Urbana foi, ao mesmo tempo, uma oportunidade de trazer beleza e alegria para a cidade e de abrir novos horizontes para jovens de periferia, por meio da arte”, afirmou.

 

Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
#Se puder, fique em casa!

ASTEC – Diretoria Executiva 2021/2022
UNIÃO, RESISTÊNCIA & LUTA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *