Na tarde desta quinta-feira (19/10), a diretoria da Astec recebeu, na sede da entidade, a coordenadora da Ouvidoria-Geral do Município de Porto Alegre, Raliska Teixeira, com vistas a buscar informações sobre o funcionamento do órgão. O convite foi motivado pelas várias situações de técnicos de nível superior que chegam até a Associação procurando saber como proceder, formas de encaminhamento e o que caracteriza o assédio moral no trabalho.
Durante o encontro, foi esclarecido que a atuação da Ouvidoria-Geral é regulada pela Lei 13.460/2017, que as informações referentes aos casos recebidos têm guarida na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como, em muitas circustâncias, o sigilo é assegurado.
Em relação aos casos de assédio no trabalho que chegam à Astec, Raliska Teixeira propôs fornecer material informativo e se colocou à disposição para treinamentos sobre o funcionamento do órgão, além de orientar as chefias com a finalidade de evitar a ocorrência de novos casos. Na página ouvidoria.procempa.com.br/, os servidores e a população têm acesso aos serviços oferecidos.
A Astec segue trabalhando para tratar dos casos já informados e no sentido de atender as necessidades dos associados, contribuindo com a redução do assédio no trabalho, que gera adoecimento dos servidores e a consequente perda de condições de produtividade no atendimento à população porto-alegrense na prefeitura.
Fortaleça a Astec!
Proteja a saúde de todos: mantenha as mãos higienizadas!
ASTEC – Diretoria Executiva 2023/2024
DEMOCRACIA, RESISTÊNCIA & UNIÃO