Ao contrário do que muitos imaginam, a luta pela manutenção do DMAE público e estatal está longe de terminar. A autorização da Câmara Municipal para a concessão parcial NÃO É a privatização imediata. Convicta de que há um longo caminho de resistência a percorrer, a Diretoria Executiva 2025-2026 convida associadas e associados da Astec, colegas municipárias e municipários e a população em geral para que se mantenham firmes e mobilizados na luta em defesa do DMAE público e estatal.
Nesse sentido, além das ações da Frente em Defesa do DMAE Público e Estatal, a Astec encaminhou, na segunda-feira (24/11), carta ao presidente Lula, às bancadas de situação no Senado e na Câmara Federal, assim como para a bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Estado, além de outras autoridades, como a presidenta do Banco do BRICS, Dilma Roussef. No texto, a entidade apela que o BNDES não participe, de nenhuma forma, do processo de concessão da autarquia. O objetivo: prosseguirmos lutando pela manutenção do DMAE público e estatal, um patrimônio de toda a população porto-alegrense.
Confira, a seguir, a carta na íntegra.

“Não tá morto quem peleia!”
Faça subir a #dmaealutacontinua, participe das mobilizações e faça a sua parte em defesa do DMAE público e estatal, um patrimônio de toda a população porto-alegrense.
Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
ASTEC – Diretoria Executiva 2025/2026
UNIR, LUTAR E AVANÇAR: EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS SERVIDORES
Astec Associação dos Técnicos de Nivel Superior do Município de Porto Alegre