
A Astec participou, nesta sexta-feira (03/10), do Fórum de Entidades da sociedade civil, com base em Porto Alegre, com a finalidade de avaliar a proposta de revisão do atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA), apresentada pela prefeitura e que tramita na Câmara de Vereadores da capital. A Astec foi representada pelo seu conselheiro, engenheiro civil Maércio de Almeida Flores Cruz.

O Fórum busca dar um caráter democrático à análise da proposta apresentada, embora o processo tenha uma série de inconsistências e manipulações, como horário de funcionamento diurno, limitação das falas em tempo e quantidade de inscritos, temáticas que não abrangem a totalidade da proposta do PDDUA. Como o governo tem maioria nas instâncias de decisão, a tarefa é bastante difícil para as entidades fazerem valer o ponto de vista da pluralidade para a cidade, como defendem entidades urbanísticas, ambientais e científicas, como o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente natural (Agapan), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a própria Astec.
Na primeira votação, esse campo democrático teve a maioria das entidades inscritas e presentes e teve a condição de indicar os dois representantes à mesa.
Na quinta-feira, 09/10, acontecerá a primeira reunião temática.
Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
ASTEC – Diretoria Executiva 2025/2026
UNIR, LUTAR E AVANÇAR: EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS SERVIDORES