
A Astec participou, juntamente com 16 entidades sindicais, do primeiro movimento para denunciar a Reforma Administrativa que está sendo apresentada pelo Congresso Nacional. Na tarde da quarta-feira (30/07), o Ato Unitário, realizado na Esquina Democrática, no Centro Hstórico de Porto Alegre, jogou luz sobre a proposta que reduz concurso público ao ampliar as terceirizações e contratos temporários, além de reproduzir a lógica privada nos serviços públicos com tipos de avaliações que podem aumentar o assédio moral e a perseguição funcional.
“O DMAE É DO POVO DE PORTO ALEGRE”
Durante o Ato Unificado, uma urna física coletou votos do Plebiscito “O DMAE é do povo de Porto Alegre”. A consulta também está disponível on-line e aberta à participação de todas as pessoas. Para votar, é necessário preencher os dados com nome, CPF e telefone. Somente é possível votar uma vez, em apenas um dos formatos, físico ou on-line.
Clique aqui e participe do Plebiscito “O DMAE é do povo de Porto Alegre”.
PLEBISCITO POPULAR 2025: PELA VIDA ACIMA DO LUCRO
Também foram coletados votos para o Plebiscito Popular 2025, pelo fim da jornada 6X1 e por justiça tributária, cuja cédula conta com duas perguntas:
- Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial, e pelo fim da escala 6X1?
- Você é a favor de que quem ganhe mais de 50 mil pague mais imposto para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda?
Se você ainda não participou, clique aqui para conferir a localização das urnas. Neste plebiscito são válidos somente votos em urnas físicas.
O Ato Unitário do dia 30/07 foi apenas a primeira mobilização contra a Reforma Administrativa. Pela permanência e valorização do serviço público, acompanhe e participe desse movimento!
Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
ASTEC – Diretoria Executiva 2025/2026
UNIR, LUTAR E AVANÇAR: EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS SERVIDORES