quarta-feira , maio 21 2025
Home / Agenda / 11º Café Temático | “Enchente em Porto Alegre faz um ano. E como estamos?”

11º Café Temático | “Enchente em Porto Alegre faz um ano. E como estamos?”

Você é convidado da Astec para participar do 11º Café Temático que, neste mês de maio, irá debater “Enchente em Porto Alegre faz um ano. E como estamos?”. Convide os colegas e inscrevam-se já! O evento acontecerá no dia 22/05, às 18h, no Auditório do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), na Av. Érico Veríssimo, 960 – Bairro Menino Deus. Em destaque, a preocupação de todos nós nesses tempos de emergência climática: o que acontecerá se voltar a chover forte no estado? Porto Alegre está preparada para não repetir a tragédia do ano passado? Para falar sobre o tema, a Astec convidou painelistas que irão debater diferentes aspectos do que ocorreu na capital, a partir da enchente de maio de 2024, o que foi feito desde então e o que ainda precisa ser feito para que a população não sofra novamente.

Vicente Rauber – Engenheiro Especialista em Planejamento Energético e Ambiental; ex-diretor do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) por duas gestões; ex-diretor do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB); ex-presidente  da da Companhia Estadual de Engenharia Elétrica (CEEE); diretor da Refinaria Alberto Pasqualini (Petrobrás/REFAP); e ex-Diretor do Banco do Estado do Sio Grande do Sul (Banrisul).

Nanci Giugno – Engenheira civil pela UFRGS; Especialista em Planejamento Regional e Avaliação de Impacto Ambiental; Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Atuou na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Foi presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba; diretora do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (DRH/Sema); presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS); e diretora de Apoio e Qualificação Profissional do Sindicato dos Engenheiros no Rio grande do Sul (Senge-RS).

Fernando Dornelles – Engenheiro civil e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS); professor associado do Departamento de Hidromecânica e Hidrologia do IPH/UFRGS; atua como professor do Curso Técnico em Hidrologia na graduação para Engenharias Civil, Ambiental e Hídrica, Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental.

 

Sandra Darui – Engenheira civil e cartógrafa; coordenadora do Conselho de Representantes Sindicais do Simpa no DMAE (Cores-DMAE); Especialista em Engenharia de Saneamento, com MBA em Gestão de Sistemas de Abastecimento e Água e Esgotos Sanitários; servidora do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) .

 

Agende-se! Inscreva-se, participe e traga as colegas!

Data: 22/05/25
Horário: 18h – as(os) participantes serão recepcionadas(os) com um lanche carinhosamente preparado pela Astec). Das 19h às 20h30, será realizado o painel.
Local: Auditório do Senge-RS, Rua Érico Veríssimo, 960 – Bairro Menino Deus. Com estacionamento próprio gratuito, ao lado e defronte ao prédio do Sindicato.

 

Haverá espaço confortável e seguro para crianças a partir de 3 anos de idade. Quem necessitar usar o espaço deverá informar a secretaria da Astec (whatsapp 51 99629-1075), até 16/05, sexta-feira.

 

O evento fornecerá certificado de participação.

 

Clique aqui e faça sua inscrição.

Se preferir, você também pode se inscrever pelo e-mail atendimento@astecpmpa.com.br ou pelo whatsapp (51) 99629-1075.

 

Imagens: 
Julia Azevedo/SMED-PMPA; Alex Rocha/PMPA; Giuliam Serafim/PMPA; Gustavo Garbino/PMPA.

Fortaleça a Astec!
Clique aqui e associe-se!
ASTEC – Diretoria Executiva 2025/2026
UNIR, LUTAR E AVANÇAR: EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E DOS SERVIDORES