terça-feira , agosto 4 2020
Home / Notícias / TEATRO DE PRESENTE

TEATRO DE PRESENTE

OFICINAS, PALESTRAS E ESPETÁCULOS TOTALMENTE GRATUITOS FORMAM A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO 7º ANIVERSÁRIO DO NEELIC – NÚCLEO DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÃO DA LINGUAGEM CÊNICA. PARA PARTICIPAR, BASTA CHEGAR COM UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA AO LOCAL.

 

Oficinas, palestras e espetáculos totalmente gratuitos formam a programação especial do 7º aniversário do NEELIC – Núcleo de Estudos e Experimentação da Linguagem Cênica. Para participar, basta chegar com uma hora de antecedência ao local.

Confira a programação.

WORKSHOP DOS MESTRES DO TEATRO: Stanislavski, Grotowski, Artaud

GROTOWSKI: UMA PROVOCAÇÃO

Oficina com Giselle Cecchini – 4 de agosto – 14 horas – Sala Álvaro Moreyra

Um possível caminho para se cruzar fronteiras, eliminar resistências e abolir o lapso de tempo entre impulso interior e reação exterior.

Giselle Cecchini é atriz e professora, Mestre em Letras, especialista em Teoria do Teatro Contemporâneo e Bacharel em Interpretação Teatral.

GROTOWSKI E A SITUAÇÃO DE LABORATÓRIO TEATRAL

Palestra com Gilberto Icle – 4 de agosto – 19 horas – Sala Álvaro Moreyra

O trabalho teatral e para-teatral de Grotowski na emergência e desenvolvimento do laboratório como espaço de pedagogia e formação do ator.  A ultrapassagem da profisãodo ator para além do profissionalismo. Ética e disciplina.

Gilberto Icle é ator, diretor e pesquisador. É professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. É membro do UTA – Usina do Trabalho do Ator.

A TEATRALIDADE EM ARTAUD

Palestra com Clóvis Massa – 5 de agosto – 19h – Sala Álvaro Moreyra

O que é A Essencial, na proposição do Teatro da Crueldade: realidade absoluta ou alucinação?

Clóvis Massa é Doutor em Letras, Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

STANISLAVSKI: UMA LEITURA

Palestra com Mirna Spritzer – 6 de agosto – 19h – Sala Álvaro Moreyra

Um olhar sobre a obra de Constantin Stanislavski, em especial, sua compreensão do processo de criação do ator, aliado à ética, parceria e disciplina. A vida na arte de Stanislavski.

Mirna Spritzer é atriz, diretora, professora e radialista. Graduada em Artes Cênicas, Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora e Pesquisadora do Departamento de Arte Dramática e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

 

DIREÇÃO TEATRAL E A CONDIÇÃO FEMININA

Palestra com a diretora alemã Leyla-Claire Rabih – 7 de agosto – 16 horas – Sala Álvaro Moreyra

Leyla-Claire Rabih é diretora teatral e atriz. Graduada em Letras pela Universidade de Dijon-França, possui Mestrado em Estudos Teatrais pela Universidade de Lion II. Seguiu estudos de direção teatral na Hochschule für Schauspielkunst Emst Busch, em Berlim-Alemanha. Foi assistente de direção de Thomas Ostermeier, Manfred Karge e de Robert Cantarella. Ainda em Berlim, ganhou o Prêmio Neue Dramaturziche. Atualmente é diretor artística do Grenie Neufe, Dijon-França.

ESPETÁCULOS – TEATRO RENASCENÇA

Semana do Teatro Presente – Ingresso gratuito

O RETRATO3 de agosto – terça-feira – 20 horas

Espetáculo teatral do Grupo Neelic, baseado na obra literária O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Através da afinidade entre eles estabelecida e vivenciada durante a narrativa, a peça aborda fascinanates temas, como a vaidade exacerbada, a imortalidade, a perfeição, a busca humana pela eterna, a arte.

A CANTORA CARECA – 5 de agosto – quinta-feira – 20 horas

Inspirado no texto de Eugène Ionesco, o espetáculo é o exercício de conclusão dos alunos de nível intermediário da Escola Neelic. A peça ridiculariza as situações mais banais e retrata a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência.

ESPETÁCULOS – SALA ÁLVARO MOREYRA

Semana do Teatro Presente – Ingressos Gratuitos

DRAMEN DES ALLTAGS – 4 de agosto – quarta-feira – 20 horas

Em português, Dramas do Cotidiano, é um apanhado poético de situações constantes das fases da vida e da condição humana ocidental, brasileira. O espetáculo foi elaborado pelo Núcleo de Pesquisa do Neelic.

MOSTRA DE EXERCÍCIOS TEATRAIS – 6 de agosto – sexta-feira – 20 horas

Proposta elaborada por Desirée Pessoa, para os alunos do nível iniciante da Escola Neelic experimentem a sensação de dividir com o público as suas criações durante o primeiro módulo do curso.

ELOGIO DO ESQUECIMENTO – 7 de agosto – sábado – 20 horas

Inspirado na obra de Bertold Brecht, o espetáculo é uma fábula na qual o povo ainda está sofrendo as consequências de um conflito armado que atinge sua terra. A peça é o trabalho de conclusão do nível intermediário do curso para formação de atores do Neelic.

HOMO SAPIENS – 8 de agosto – domingo – 20 horas

Espetáculo de conclusão dos alunos de nível avançado da Escola Neelic. Apeça é criação coletiva dos alunos com a diretora, através de improvisações e textos diversos como estímulo de criação.

ASSOCIATIVISMO SE FAZ COM COERÊNCIA E UNIDADE
Diretoria Executiva Gestão 2009 – 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *