sábado , janeiro 23 2021
Home / BANNER / ASTEC HOMENAGEIA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

ASTEC HOMENAGEIA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

https://br.freepik.com/fotos-gratis/jovem-medica-em-uniforme-fazendo-rezar-gesto-isolado_7109991.htm, acesso em 05/05/2020.

Nesse grave momento em que nos deparamos com a luta contra a pandemia, a Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre (Astec) presta homenagem a todos os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente dessa batalha contra a Covid-19, em especial, aos colegas servidores municipais. Mesmo em condições de extrema precariedade por falta de pessoal e de equipamentos básicos de proteção e insumos, esses profissionais vêm sendo protagonistas na contenção da proliferação do vírus.

Em meio ao combate ao coronavírus, é imprescindível e urgente a contratação emergencial de profissionais e investimentos necessários em equipamentos, como os de proteção individual (EPIs), ampliação do número de leitos, liberação de testes para todos os profissionais da saúde e à população, para que se consiga conter esse avanço da pandemia.

O cenário imposto pelo Covid-19 deixa evidente a necessidade de se fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e valorizar os profissionais da área, o que, infelizmente, não tem sido a prioridade das atuais administrações nas diferentes esferas. São evidentes os ataques à saúde, materializados na redução de recursos, nas privatizações, nas precárias condições de trabalho dos profissionais e de atendimento disponível à população.

No município de Porto Alegre, a administração Marchezan vem, desde o seu início, atacando as carreiras profissionais dos servidores e sucateando o serviço público, prejudicando, assim, principalmente as camadas sociais mais vulneráveis da cidade, com a manifesta intenção de privatizar o serviço público. O desmonte dos atendimentos à saúde em Porto Alegre fica claro a partir da análise dos dados do Portal Transparência, onde se identifica que muitos trabalhadores que se aposentaram ou se exoneraram não foram substituídos. Ou seja, no quadro geral há falta de 194 médicos, 72 enfermeiros, 257 auxiliares de enfermagem, 12 assistentes sociais, além de agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e outros profissionais. A política nefasta de privatizar os serviços públicos vem em prejuízo da capacidade de atendimento mais qualificado aos pacientes portadores do vírus e de outras doenças graves.

A Astec, juntamente com as demais entidades de servidores e a sociedade, continuará lutando por um SUS totalmente público, valorizado e com plena capacidade de atendimento a todos que dele necessitam.

Aos profissionais da saúde, que de maneira heroica colocam-se na linha de frente nessa árdua luta contra o coronavírus, é essencial prestarmos apoio e homenagens. Vocês atuam onde a vida vislumbra ameaças e os humanos expressam medo e dor. Estamos orgulhosos dos nossos colegas. Sigamos com união e força.

A vocês, profissionais da saúde, nossos aplausos, nossa homenagem, nosso apoio!

Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre – Astec

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *