quarta-feira , outubro 20 2021
Home / Notícias / MANIFESTO DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE

MANIFESTO DOS SERVIDORES DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE PORTO ALEGRE

Tramita em regime de urgência na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, desde o dia 19 de dezembro, o Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLCE) nº 012/2016, de iniciativa da futura gestão governamental de Porto Alegre e que tem por objetivo criar as Secretarias Municipais que refere, estabelecer suas finalidades e competências, extinguir secretarias e dispor sobre a organização administrativa durante a sua extinção e revoga legislação sobre o tema.

Por considerar ser este um assunto importante e, diante da urgência com que o mesmo tramita na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre vêm a público manifestar-se pela manutenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) pela sua importância para o município de Porto Alegre.

Desde 1976, a SMAM, primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Brasil, vem prestando relevantes serviços à sociedade, possuindo importância estratégica para o município de Porto Alegre. Atua de forma técnica em áreas relacionadas a planejamento e conservação ambiental, proteção dos recursos ambientais, licenciamento ambiental, atendimento a ocorrências com espécies nativas, incluindo salvamento de animais silvestres em áreas urbanas, manutenção e conservação de praças e parques, criação e implantação de Unidades de Conservação.

A SMAM mantém espaços públicos acessíveis à população de Porto Alegre, promovendo ações de educação ambiental voltadas a escolas públicas e à comunidade em geral. A construção de uma consciência ambiental, oriunda destas atividades desaparecerá no caso de extinção da SMAM, pois a sobreposição de atividades de diferentes secretarias fará com que o meio ambiente fique em segundo plano diante da priorização de outras atividades de gestão, não havendo condições de suprir esta demanda.

A extinção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente teria um reflexo extremamente negativo para o desenvolvimento sustentável no município de Porto Alegre.

RESPEITO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

ASTEC – DIRETORIA EXECUTIVA 2017/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *