sexta-feira , março 29 2024
Home / Notícias / INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DA CIA DO GIRO DE 20 A 22 DE MAIO

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DA CIA DO GIRO DE 20 A 22 DE MAIO

As inscrições serão na Coordenação de Artes Cênicas (Av. Erico Veríssimo n°307 – Centro Municipal de Cultura), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. TODAS GRATUITAS.

 

As inscrições serão na Coordenação de Artes Cênicas (Av. Erico Veríssimo n°307 – Centro Municipal de Cultura), das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. TODAS GRATUITAS. A seleção para as seguintes oficinas será por ordem de chegada, num total de 20 vagas cada: · Ritmos, sonoridades, improvisação e(m) movimento – Com Adriano Basegio 26 de maio – 9h às 13h · Máscaras Larvárias – Com Adriano Basegio 27 de maio – 9h às 13h · Clown – Com Adriano Basegio 28 de maio – 9h às 13h · Bufão – Com Daniela Carmona 28 de maio – 14h às 18h · Shakespeare – Com Daniela Carmona 29 de maio – 9h às 13h Estas oficinas fazem parte do projeto Manutenção de Estilos e Intercâmbio de Linguagens que integra o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008. Apoio: Coordenação de Artes Cênicas/SMC – Prefeitura de Porto Alegre, Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, Ministério da Cultura, da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Associação Cultural da Funarte. Patrocínio: Petrobras. Veja abaixo a descrição completa de cada oficina: RITMO, SONORIDADE, IMPROVISAÇÃO E(M) MOVIMENTO Ministrante: Adriano Basegio Data: 26 de maio – 9h às 13h Abordagem: A exploração do ritmo e da sonoridade como suporte para a construção dramática; jogos e exercícios de coordenação motora; ritmo individual e ritmo coletivo; pesquisa e composição de estruturas ritmicas; a qualidade dramática do som; o som como suporte para a criação de climas, atmosferas e ambientação da cena; o som como suporte para a narrativa cênica;o objeto cotidiano como instrumento musical;o jogo sonoro da cena;o som como impulso para a improvisação teatral;a alteração dos climas e intenções via transformação sonora;criação de cenas e improvisações a partir dos recursos trabalhados. Orientação: os alunos devem trazer objetos variados para exploração sonora, improvisação e criação de cenas. Preferencialmente objetos de uso cotidiano tais como: sapatos,roupas pesadas, objetos de escritório ( grampeador, canetas, papel, telefone…), objetos de uso doméstico (garrafas, talheres, xícaras, panelas, pratos, jornal, …) e demais objetos que apresentem sons diferenciados. MÁSCARAS LARVÁRIAS Ministrante: Adriano Basegio Data: 27 de maio – 9h às 13h Abordagem: A atitude das máscaras do carnaval de Basel (Suíça) – o contraste ou a semelhança com suas formas; o jogo sensório-motor estimulado pela pequena abertura dos olhos; provocação aos outros sentidos inteligentes; o silêncio e a cumplicidade necessários; o potencial expressivo de sua plástica; o corpo submetido e conduzido pela sensibilidade da máscara; a metamorfose em matérias e formas. Orientação: trajes neutros (preto, branco, marinho ou cinza – lisos, sem estampas). Trazer panos e tecidos leves (tamanhos grandes e médios). Acessórios para exploração dos sentidos do tato (texturas), olfato, paladar e audição (3 possibilidades para cada sentido). CLOWN Ministrante: Adriano Basegio Data: 28 de maio – 9h às 13h Abordagem: o prazer de ser ridículo; cumplicidade e prazer de estar em cena; o clown adquirido via jogo e improviso; construção do número pela lógica lúdica infantil – o clown não virtuoso nem analítico; generosidade e a crença humana na platéia; o lirismo involuntário e não sublinhado. Orientação: cada aluno deve trazer alguma peça de roupa e objetos extravagantes (pode ser roupas coloridas de tamanhos grandes e pequenos. Algum brinquedo ou adereço como óculos, bolsas, sapatos, bengalas…) BUFÃO Ministrante: Daniela Carmona Data: 28 de maio – 14h às 18h Abordagem: a grande paródia político-social: o humor e a ironia dos banidos; o louco, o paria e seu gueto: crítica e perspicácia; o jogo astuto e indireto do bufão, a acusação inteligente; a máscara bufa – o corpo deformado – como estímulo e suporte da blasfêmia; a mimese primeira do opressor e sua futura caricatura; o frescor e a leveza do jogo: a estratég

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *