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III SEMINÁRIO ASTEC – Gestão, Precarização, Terceirização e o Direito à Cidade

Associado(a),
Convidamos à participação no III SEMINÁRIO ASTEC – Gestão, Precarização, Terceirização e o Direito à Cidade.
DIA: 14/09/2016 (quarta-feira)
HORÁRIO: das 13h30min às 18h
LOCAL: Auditório do Senge – Sindicato dos Engenheiros – Av. Érico Veríssimo, 960 – Menino Deus, Porto Alegre – RS
REALIZAÇÃO: Astec – Associação dos Técnicos de Nível Superior do Município de Porto Alegre
APOIO: Senge – Sindicato dos Engenheiros
Informações Astec: (051) 3217-2921/9629-1075

Solicitamos a gentileza de retornarem este e-mail com a confirmação de presença, que será válido como inscrição, para fins de organização do espaço físico e coffee-break.

PROGRAMAÇÃO

13h30min: Recepção

13h45min: Abertura – Diretor da Astec – Técnico em Comunicação Social Adroaldo Bauer Corrêa, e presidentes do Senge, Eng. Alexandre Mendes Wollmann, e da Astec, Biól. Isabel Junqueira
14h: Palestra sobre Direito à Cidade – Arq. Maria Tereza Fortini Albano e Econ. Paulo Müzell de Oliveira
14h45min: Ponto de vista do Saneamento – Eng. Augusto Renato Ribeiro Damiani – DEP – Sócio Astec
15h05min: Ponto de vista Ambiental – Biól. Eduardo Delgado Olabarriaga – SMAM – Conselheiro Astec
15h25min: Ponto de vista da Saúde – Enf. Lurdes Maria Toazza Tura – SMS – Conselheira Astec
15h45min: Ponto de vista da Educação – Profª Carmen Padilha – SMED/Diretoria Simpa

16h05min: Intervalo – “Cochichos no café”

16h30min: Terceirização: Responsabilidade do servidor e conveniência do gestor – Eng. Sérgio Luiz Brum – Aposentado SMOV, Conselheiro Astec e Diretor Senge.
16h50min: Ponto de vista do Plenário
17h: Comentários da Mesa – Respostas e Debate
17h30min: Conclusão da temática do Seminário
17h45min: Encerramento

PALESTRANTES

Maria Tereza Fortini Albano
Arquiteta, mestre em Planejamento Urbano e Regional, especialista em Desenho Urbano e em Planejamento Urbano, diplomada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1976, desenvolveu suas atividades profissionais na Secretaria de Planejamento Municipal da Prefeitura de Porto Alegre entre 1979 e 2012, passando a atuar, depois desta data, na Secretaria Municipal de Urbanismo onde se aposentou em 2014. Ao longo de todo este período, participou de equipes e coordenou estudos e atividades relacionadas aos processos de vigência do 1º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 1979 e do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental aprovado em 1999. Na gestão 2012-2013 e na atual gestão (2014-2016) do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento RS. Conselheira Conselho Estadual e coordenadora da Comissão Cidades.

Paulo Roberto Müzell de Oliveira
Economista formado em 1969 na Faculdade de Economia da UFRGS, curso de Especialização em Planejamento e Desenvolvimento Econômico na Fundação de Recursos Humanos do Estado/RS. Diretor da Divisão de Licenciamento e Controle da SMIC (1977) e Coordenador de Planejamento da SMED (1983/1984). Diretor Presidente da Carris (1989/1990), Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda/POA (1991). Presidente do Montepio dos Servidores Municipais (1994). Assessor Técnico da Secretaria Geral do Governo/RS (2000 a 2002). Diretor Financeiro da Câmara de Porto alegre (2015). Ainda foi Professor de Economia da Faculdade Porto-Alegrense de 1977 a 1986.

Augusto Renato Ribeiro Damiani
Engenheiro Civil, Msc Engenharia Civil – Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Funcionário da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Departamento de Esgotos Pluviais

Eduardo Delgado Olabarriaga
Biólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Especialização em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Secretário da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU – Integrante do Conselho de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre – COMCET, do Conselho da Astec e Simpa; Atuou como consultor em monitoramento ambiental para várias empresas privadas. No setor público desempenhou atividades em saneamento e pesquisas na Corsan e DMAE; na SMAM administrou Parques Urbanos, gerenciou Zonal e foi Coordenador de Programas e Ações; Atualmente é Biólogo do Banco de Sementes do Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre – BASEM/SMAM. Atual Conselheiro representante do nucleo Astec/SMAM

Lurdes Maria Toazza Tura
Enfermeira pela Unisinos em 1991. Servidora da SMS – Secretaria Municipal da Saude desde 1990. Conselheira da Astec desde 2006, como militante pelos diretiros dos trabalhadores em especial dos técnicos de nível Superior da PMPA. Foi protagonista pela Integralidade da GIT. Membro da diretoria por duas gestões consecutiva. Atual conselheira da Astec e representante do Núcleo Astec/SMS.

Carmen Padilha
Professora de Língua Portuguesa com especialização em Literatura Brasileira. Servidora SMED. Presidente do Simpa duas gestões: 2006/2008 e 2008/2010. Diretora Geral do Simpa – Gestão 2010/2013 e diretora de Comunicações do Simpa – Gestão 2013/2016.

Sérgio Luiz Brum
Engenheiro civil, graduado pela PUCRS em 1982, atualmente atua como diretor no Senge e no Simpa, como Conselheiro da Astec e do CREA-RS. Atuou de 1972 a 2011 na Prefeitura de Porto Alegre, onde atuou nas Secretarias de Administração, de Planejamento e de Obras tendo exercido diversas funções de direção e de assessoramento e atuado como Conselheiro do Previmpa. Desenvolveu diversos projetos na área de modernização administrativa da SMA, foi coordenador de Informações e Processamento na SPM e Diretor de Obras Prediais na SMOV.

ASSOCIATIVISMO FORTE SE FAZ COM UNIDADE E AÇÃO.
ASTEC – DIRETORIA EXECUTIVA 2015/2016

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