Home / BANNER / Astec discute impacto da reforma da previdência na aposentadoria dos servidores

Astec discute impacto da reforma da previdência na aposentadoria dos servidores

Eng. civil Sérgio Brum, presidente da Astec; auditor-fiscal Amauri Perusso, presidente da Fenastc; deputado estadual Pepe Vargas; jornalista Juremir Machado, mediador do painel; vereadores Adeli Sell e Alex Fraga; procurador Edmilson Todeschini, presidente do Conselho de Administração do Previmpa; e deputada estadual Sofia Cavedon | Fotos: Ruvana De Carli/CarliCom

“Ainda é possível reverter os prejuízos que se anunciam, caso vingue a reforma da previdência que tramita no Congresso Nacional. Mas, essa reversão somente acontecerá se houver muita mobilização por parte da sociedade, em especial dos mais atingidos – o funcionalismo público e os trabalhadores, em geral”. Esse foi o grande  ponto de consenso entre os palestrantes que avaliaram os impactos da reforma da previdência na aposentadoria dos servidores públicos, durante o painel “O servidor público e a nova previdência”, realizado pela Astec, na noite desta segunda-feira, 28 de agosto, no plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre. Mediado pelo jornalista, professor universitário e escritor Juremir Machado, o encontro reuniu:

Vereador Adeli Sell – Relação do Executivo com o Legislativo e os servidores;

Vereador Alex Fraga – O que diz a reforma sobre a gestão da previdência nos municípios;

Deputado estadual Pepe Vargas – As principais mudanças que atingem todos os trabalhadores;

Deputada estadual Sofia Cavedon – As principais mudnaças que atingem os professores;

Edmilson Todeschini – presidente do Conselho de Administração do Previmpa – Perspectivas e alternativas para a garantia dos direitos dos segurados do Previmpa; e

Amauri Perusso – presidente da Federação das Entidades de Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC) – Os números e as contas da previdência social

O painel foi aberto pelo presidente da Astec, eng. civil Sérgio Brum, que destacou o aniversário de 25 anos da entidade e convidou os servidores presentes a participarem da 6ª Expotec, que nesta edição será mostra virtual de projetos e trabalhos dos técnicos de nível superior. Na sequência, Juremir Machado ponderou sobre a falta de esclarecimentos por parte da grande mídia em relação ao tema da previdência e, a seguir, conduziu o debate, em dois momentos: primeiro, aspectos gerais da reforma da previdência; segundo, os impactos da reforma na aposentadoria dos servidores públicos.

Você pode acompanhar a íntegra das manifestações dos painelistas no vídeo abaixo, bem como as lâminas apresentadas pelo auditor-fiscal Amauri Perusso.

Clique aqui e acesse O Servidor Público e a Previdência – Amauri Perusso

Publicado por ASTEC – Associação dos Técnicos NS Porto Alegre em Quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Estiveram presentes, ainda, na plateia lotada de municipários, os representantes da Acespa, atu. Dalvin Gabriel de Souza; da Atempa, Maria José da Silva;  do Sindicato dos Arquitetos do RS, Hermes Puricelli; e do senador Paulo Paim, professor Ottmar Teske.

O público que compareceu ao painel foi recepcionado com um lanche preparado pela Astec e os 50 primeiros a chegarem foram presenteados com o livro Ser feliz é tudo que se quer, de Juremir Machado, que autografou os exemplares.

ASTEC – Diretoria Executiva 2019/2020
RESISTIR E AVANÇAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *