terça-feira , março 19 2024
Home / Diretoria Executiva

Diretoria Executiva

Diretoria eleita para o período 2023/2024

Eng. Agrônomo Irineu Pedro Foschiera

Presidente

Engenheiro agrônomo, graduado pela UFRGS, lotado há 14 anos na área de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, atuou como representante do Núcleo da SMAMS no Conselho Deliberativo da Astec, como diretor financeiro da entidade na gestão 2017-2018 e vice-presidente na gestão 2019-2020 e foi membro do Conselho de Administração do Previmpa gestão 2018-2019. Também possui formação em Ciências Sociais, pela UFRGS.

Adv. Edmilson Todeschini

Vice-Presidente

Bacharel em Direito pela UFPEL, em 1992, mesmo ano em que iniciou o exercício da advocacia. Ingressou no Município de Porto Alegre em 1997. Em 2000, ingressou no cargo de procurador, que exerce até os dias atuais. Atuou como presidente da APMPA de 2004 a 2008; como conselheiro e presidente do Conselho de Administração do Previmpa, de 2018 a 2022. É pós-graduado em Direito Público pela Fundação Escola Superior de Direito Municipal.

Psic. Elaine Rosner Silveira

Diretora Administrativa

Psicóloga formada pela UFRGS, com mestrado em Antropologia Social e doutorado em Educação. Trabalhou na PMPA, de 1991 a 2019. Lecionou em Especialização de Saúde Pública. Conselheira no Conselho de Administração do Previmpa, nas gestões 2020-2021 e 2022-2023. Representante no Conselho de Representantes/Simpa 2021-2022.

Eng. civil Carlos Adolfo Bernd

Diretor Financeiro

Graduado em Engenharia Civil, em 1981, pela PUCRS, trabalhou em empresas de construção civil durante cinco anos. Ingressou na PMPA em 1993, no DEP, como engenheiro da seção de obras, tendo atuado como engenheiro chefe, nas seções sul e centro, bem como na seção de projetos do Departamento. Também foi diretor de obras e projetos do DEP e, atualmente, está aposentado. Participou da Diretoria Executiva da Astec, como 1º tesoureiro, na gestão 2011-2012, e como diretor financeiro, nas gestões 2013-2014, 2015-2016 e 2019-2020.

Eng. civil Luis Ferrari Borba

Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da UFRGS; ingressou na prefeitura em 1999, vindo a se aposentar em 2020, pelo Demhab; conselheiro administrativo do Previmpa; presidente da ASEAD-Demhab; conselheiro do CREA.

Bibl. Carmem Maria Lapolli Von Hoonholtz

Diretora Cultural

Bibliotecária, graduada pela UFRGS, atuou na PMPA, desde 1982. Lotada na antiga SMAM, foi gestora em duas bibliotecas: Ciências Ambientais, na sede, e outra, infantil, no Parque Moinhos de Vento. Aposentou-se em 2015. Foi membro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 10ª Região. Atuou como Diretora Cultural da Astec, nas gestões 2013-2014, 2015-2016 e 2019-2020. Participou, ainda,  da Comissão de Cultura, na gestão eleita para o período 2017-2018.

Enf. Lurdes Maria Toazza Tura

Diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas

Graduada pela Unisinos. Lotada na SMS, de 1990 até 2018, quando se aposentou. Especialista em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz e Escola de Saúde Pública RS. Atuou no Conselho Deliberativo da Astec, em diferentes gestões e como presidente, na gestão 2020-2023. Também integrou diferentes diretorias, como vice-presidente, na gestão 2009-2010, e na atual gestão, como diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas.

Diretoria eleita para o período 2021/2022

Eng. Agrônomo Irineu Pedro Foschiera

Presidente

Engenheiro agrônomo, graduado pela UFRGS, lotado há 14 anos na área de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, atuou como representante do Núcleo da SMAMS no Conselho Deliberativo da Astec, como diretor financeiro da entidade na gestão 2017-2018 e vice-presidente na gestão 2019-2020 e foi membro do Conselho de Administração do Previmpa gestão 2018-2019. Também possui formação em Ciências Sociais, pela UFRGS.

Eng. Civil Sérgio Brum

Vice-Presidente (in memoriam)

Engenheiro civil, graduado pela PUCRS, em 1982, exerceu anteriormente diversos cargos nos conselhos e diretoria da Astec, tendo, inclusive, presidido a entidade nos biênios 2017-2018 e 2019-2020. Foi conselheiro do Previmpa, diretor do Senge-RS e conselheiro do CREA-RS. Na Prefeitura, ingressou em 1972 e aposentou-se em 2011, tendo atuado na  Faleceu em 4 de maior deSMA, SPM e SMOV.

Faleceu em 4 de maio de 2022, no exercício do mandato.

Adm. Raul Federico Giacobone

Diretor Administrativo

Administrador, graduado pela Unisinos, atuou no DMAE e DMLU. Foi diretor do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), entre 2006 e 2016, tendo participado de diversas comissões e grupos de trabalho. Membro do eleito do Conselho de Administração do Previmpa.

Eng. Civil Carlos Adolfo Bernd

Diretor Financeiro

Graduado em Engenharia Civil, em 1981, pela PUCRS, trabalhou em empresas de construção civil durante cinco anos. Ingressou na PMPA em 1993, no DEP, como engenheiro da seção de obras, tendo atuado como engenheiro chefe, nas seções sul e centro, bem como na seção de projetos do Departamento. Também foi diretor de obras e projetos do DEP e, atualmente, está aposentado. Participou da Diretoria Executiva da Astec, como 1º tesoureiro, na gestão 2011-2012, e como diretor financeiro, nas gestões 2013-2014, 2015-2016 e 2019-2020.

Bibl. Carmem Lapolli von Hoonholtz

Diretora Cultural

Bibliotecária, graduada pela UFRGS, atuou na PMPA, desde 1982. Lotada na antiga SMAM, foi gestora em duas bibliotecas: Ciências Ambientais, na sede, e outra, infantil, no Parque Moinhos de Vento. Aposentou-se em 2015. Foi membro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 10ª Região. Atuou como Diretora Cultural da Astec, nas gestões 2013-2014, 2015-2016 e 2019-2020. Participou, ainda,  da Comissão de Cultura, na gestão eleita para o período 2017-2018.

Enf. Zoraide Immich Wagner

Diretora de Relações Trabalhistas e Sindicais

Graduada em Enfermagem pela Unisinos, especialista em enfermagem psiquiátrica pela UFRGS, em enfermagem em terapia intensiva pela AMIB, e em docência na saúde pelo Educa-Saúde, da UFRGS, ingressou na PMPA em 1990, tendo atuado por 29 anos no HPS, onde foi coordenadora de área, enfermeira assistencial da Neurologia e da UTI do Trauma e como membro da Comissão Intra Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Aposentou-se, em 2018, mas, prossegue engajada nas lutas em defesa do SUS e do serviço público de qualidade.

Enf. Patrícia Couto Wiederkehr

Diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas

Enfermeira graduada pela UFRGS, em 1996, e pós-graduada em Saúde Pública, pela mesma Universidade. Em 2001, concluiu Especialização em Pneumologia Sanitária, na Fiocruz-RJ. Trabalhou na Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, no Hospital de Pronto Socorro e na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, onde coordenou o Núcleo de Doenças Transmissíveis Crônicas e o Núcleo de Imunizações. Aposentou-se em julho de 2017. Participou do Conselho Deliberativo da Astec, nas gestões 2017-2018 e 2019-2020.

Diretoria eleita para o período 2019/2020

Eng. Civil Sérgio Brum

Presidente

Engenheiro civil, graduado pela PUCRS, em 1982, exerceu anteriormente diversos cargos nos conselhos e diretoria da Astec, tendo, inclusive, presidido a entidade no biênio 2017-2018. Foi conselheiro do Previmpa, diretor do Senge-RS e conselheiro do CREA-RS. Na Prefeitura, ingressou em 1972 e aposentou-se em 2011, tendo atuado na SMA, SPM e SMOV.

Eng. Agrônomo Irineu Pedro Foschiera

Vice-Presidente

Engenheiro agrônomo, graduado pela UFRGS, lotado há 12 anos na área de Arborização Urbana da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, atuou como representante do Núcleo da SMAMS no Conselho Deliberativo da Astec em várias gestões, como diretor financeiro da entidade na gestão 2017-2018  e foi membro suplente do Conselho de Administração do Previmpa. Também possui formação em Ciências Sociais, pela UFRGS.

Adm. Márcia Carcuchinski da Silva

Diretora Administrativa

Administradora, formada pela FAPCCA, no ano 2000, com especialização em Gestão de Saúde pela UFRGS, em 2015, atuou como consultora da FAO, coordenando o Programa Nacional de Crédito Fundiário no RS, a CATA da Secretaria Municipal de Saúde e a Divisão de Suprimentos da Secretaria Estadual da Saúde. Desde 2010, gerencia Programas Estratégicos, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. No biênio 2011-2012, participou da Diretoria Executiva da Astec, como 1ª secretária.

Eng. Civil Carlos Adolfo Bernd

Diretor Financeiro

Graduado em Engenharia Civil, em 1981, pela PUCRS, trabalhou em empresas de construção civil durante cinco anos. Ingressou na PMPA em 1993, no DEP, como engenheiro da seção de obras, tendo atuado como engenheiro chefe, nas seções sul e centro. Atualmente, desempenha suas funções na seção de projetos do Departamento. Participou da Diretoria Executiva da Astec, como 1º Tesoureiro, na gestão 2011-2012, e como diretor financeiro, nas gestões 2013-2014 e 2015-2016.

Bibl. Carmem Lapolli von Hoonholtz

Diretora Cultural

Bibliotecária, graduada pela UFRGS, atuou na PMPA, desde 1982. Lotada na antiga SMAM, foi gestora em duas bibliotecas: Ciências Ambientais, na sede, e outra, infantil, no Parque Moinhos de Vento. Aposentou-se em 2015. Foi membro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 10ª Região. Atuou como Diretora Cultural da Astec, nas gestões 2013-2014 e 2015-2016, e participou da Comissão de Cultura, na gestão eleita para o período 2017-2018.

Rel. Púb. Rita de Cássia da Silva Becco

Diretora de Relações Trabalhistas e Sindicais

Bacharel em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela UFRGS, e especialista em Gestão Pública Municipal pela Escola de Administração da UFRGS, atua como técnica em Comunicação Social na PMPA desde 2000, tendo trabalhado no Gabinete do Prefeito; integrou a Assessoria de Comunicação da SMS no biênio 2006 e 2007, posteriormente respondeu pelas ações de comunicação do Previmpa e, desde de 2017, está lotada na SMPG.

Enf. Maristela Fiorini

Diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas

Enfermeira graduada pela UFRGS, em 1985, e bacharel em Direito pela PUCRS, em 2001, com especialização em Metodologia do Ensino Superior pela PUCRS, em 1990. Atualmente aposentada como enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, atuou na Vigilância em Saúde, onde coordenou a Vigilância das Hepatites Virais e a Equipe das Doenças Transmissíveis. Também assessorou o Ministério da Saúde no Programa de Hepatites Virais.

Diretoria, eleita para o período 2017/2018

Eng. Sérgio Luiz Brum

Presidente

Engenheiro civil, graduado pela PUCRS, em 1982,  exerceu anteriormente diversos cargos nos conselhos e diretoria. Foi conselheiro do Previmpa e, atualmente, é conselheiro do CREA-RS. Na Prefeitura, ingressou em 1972 e aposentou-se em 2011, tendo atuado na SMA, SPM e SMOV.

Enfermeira Lurdes Maria Toazza Tura

Vice-Presidente

Enfermeira, graduada pela Unisinos, em 1991, atua na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde 1990. Conselheira da Astec em diversas gestões, desde 2005, nas gestões 2013/14 e 2015/16 atuou como representante do núcleo Astec-SMS, e foi membro da diretoria por duas gestões consecutivas: 2007/08 e 2009/10.

Adm. Raul Giacobone

Diretor Administrativo e de Relações Trabalhistas e Sindicais

Administrador, graduado pela Unisinos, atuou no DMAE e DMLU. Foi diretor do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), entre 2006 e 2016, tendo participado de diversas comissões e grupos de trabalho.

Eng. Agrônomo Irineu Pedro Foschiera

Diretor Financeiro

Engenheiro Agrônomo, lotado na SMAM, na área de Arborização Urbana, trabalha há 10 anos na PMPA. Foi conselheiro e representante do Núcleo Astec-SMAM por duas gestões, tendo atuado como secretário do Conselho Deliberativo.

Eng.Sandra Lúcia Laufer (Licenciada)

Diretora Cultural

Engenheira civil e economista, atuou como professora, na Faculdade de Economia da UFRGS. Foi conselheira da Astec e do CMDUA; exerceu os cargos de coordenadora da CGPEM e de supervisora na SMURB. Atualmente, trabalha no gabinete do vice-prefeito.

Adinaldo Soares de Fraga

Diretor de Relações com Aposentados e Pensionistas

Engenheiro civil, graduado pela PUCRS, em 1985, é especialista em Saneamento Ambiental; foi diretor da Divisão de Águas do DMAE; diretor de Arborização, Praças e Jardins da SMAM e coordenador de Adutoras do DMAE.

Diretoria eleita para o período 2015/2016

Biól. Isabel Junqueira

Presidente

Bióloga, graduada e mestre pela PUCRS. Servidora pública desde 1979, atuou no DMAE e na SMAM, onde se aposentou, em 2014. Foi presidente da Astec, na gestão 2013/2014.

Arq. Sônia Maria Castro

Vice-Presidente

Arquiteta e urbanista, graduada pela UFRGS. Funcionária pública desde 1982, atuou na SMOV e na SPM, onde se aposentou, em 2013. Foi vice-presidente da Astec, na gestão 2013/2014. É diretora metropolitana do Senge.

Adm. Herni Luiz Pinto Michel

Diretor Administrativo

Administrador, graduado pela UFRGS em 1978. Ingressou na Prefeitura em 1994; atuou na SMA e hoje atua no Departamento de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre. Foi Conselheiro Deliberativo da Astec, na Gestão 2013/2014, representando o Núcleo Previmpa A.

Eng. Civil Carlos Adolfo Bernd

Diretor Financeiro

Graduado em Engenharia Civil pela PUCRS, atua na PMPA, desde 1993, sempre no DEP. Foi 1º tesoureiro da gestão 2011/12 da Astec.

Bibl. Carmem Von Hoonholtz

Diretora Cultural

Bibliotecária, graduada pela UFRGS, atua na PMPA, desde 1982. Lotada na SMAM, é gestora em duas Bibliotecas: Ciências Ambientais, na sede, e outra, infantil, no Parque Moinhos de Vento. Foi membro do CRB da 10ª Região. Atuou como Diretora Cultural da Astec, na gestão 2013/2014.

Arq. Josane Gauer.

Diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas

Artista plástica, graduada pela UFRGS, arquiteta e urbanista, formada pela Ulbra, atua na PMPA, desde 1985, no DMAE, SMED e SMOV (nesta, por 23 anos). Aposentou-se em 2013. Na gestão 2013/14, foi também Diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas.

Téc. em Comunicação Social Adroaldo Bauer Corrêa

Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais

Jornalista, graduado pela UFRGS, foi Técnico em Comunicação Social da PMPA, de 2003 a 2013, quando se aposentou. Atuou na SMC, na Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social e na Defesa Civil. Foi Vereador de Porto Alegre, de 1989 a 1992, e Diretor de Relações Trabalhistas da Astec, na gestão 2013/2014.

Diretoria eleita para o período 2013/2014

Biól. Isabel Junqueira

Presidente

Bióloga graduada pela PUCRS em 1986, mestre em Zoologia/Limnologia pela mesma Universidade, em 1996. Servidora pública, desde 1979, atuando no DMAE, entre 1979 e 2002, como técnico de nível médio, na Divisão de Pesquisas, em atividades de pesquisas e monitoramento da qualidade das águas e saneamento básico. Como bióloga, lotada na Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMAM, desde 2002, desenvolvendo atividades de fiscalização, monitoramento, planejamento e licenciamento ambiental, na Coordenação do Ambiente Natural. Na gestão 2011-2012, foi a 1ª Vice-Presidente da ASTEC.

Arq. Sônia Maria Castro

Vice-Presidente

Arquiteta e Urbanista formada pela UFRGS, em 1979, é Funcionária Pública, desde 1982. Ingressou como desenhista na SMOV e, atualmente, desenvolve seu trabalho como Arquiteta na SPM, na Área de Parcelamento do Solo Urbano. Foi representante da SPM no Conselho Deliberativo da ASTEC, gestão 2011/2012. É Diretora Metropolitana do SENGE, gestão 2011/2013.

Adm. Adriana Nunes Paltian

Diretora Administrativa

Formada em Administração de Empresas e Administração Pública pela UFRGS, com especialização em Direito Administrativo e Direito Previdenciário pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural-IDC, exerceu os cargos de Coordenadora do Centro de Direitos e Registros da Secretaria Municipal da Administração-SMA. Também foi Diretora-Geral do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre-PREVIMPA, Diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Políticas da Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social e Diretora Administrativo-Financeira do PREVIMPA, atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Fazenda-SMF, como Chefe da Unidade de Gestão Financeira da Controladoria-Geral do Município.

Eng. Civil Carlos Adolfo Bernd

Diretor Financeiro

Formado em Engenharia Civil, em 1981, pela PUC-RS, trabalhou em empresas de construção civil durante cinco anos, na Grande Porto Alegre. Atuou em construção e reformas de agências bancárias na região sul, São Paulo e Goiás, pelo Banco Meridional do Brasil. Ingressou na PMPA em 1993, no DEP, como Engenheiro da seção de obras. Foi Engenheiro chefe no DEP seções sul e centro. Atualmente, desempenha sua funções na seção de projetos do DEP e atuou como 1º Tesoureiro da gestão 2011-2012 da Astec.

Bibl. Carmem Von Hoonholtz

Diretora Cultural

Bibliotecária, graduada pela UFRGS, atua na PMPA, desde 1982. Lotada na SMAM, é gestora em duas Bibliotecas: Ciências Ambientais, na sede, e outra, infantil, no Parque Moinhos de Vento. Foi membro do CRB da 10ª Região.

Arq. Josane Gauer.

Diretora de Relações com Aposentados e Pensionistas

Artista Plástica, formada pela UFRGS, em 1980. Arquiteta e Urbanista, formada pela Ulbra, em 1985, especialista em arteterapia, pelo Instituto da Família, em 2012. Funcionária pública, desde 1985, ingressou como desenhista, no DMAE, e trabalhou na SMED e SMOV, nesta última Secretaria por 23 anos, como Arquiteta, no Escritório de Projetos e Obras. Foi representante da SMOV no Conselho Deliberativo da Astec, gestão 2011-2012.

Téc. em Comunicação Social Adroaldo Bauer Corrêa

Diretor de Relações Trabalhistas e Sindicais

Jornalista, graduado pela UFRGS, em 1977. Técnico em Comunicação Social da PMPA, desde 2003. Vereador na CMPA, de 1989 a 1992. Coordenador do Projeto de Cultura, na SMC, de 1993 a 1996 e de 2003 a 2005. Assessor de Comunicação na Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social, de 2005 a 2010. Assessor de Comunicação da Defesa Civil da PMPA, desde 2010.

Diretoria eleita para o período 2011/2012

Eng.  Paulo Demingos

Presidente

Engenheiro civil graduado pela PUCRS em 1988, especialização em Administração Pública pela FAPA. Mestrando em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela PUCRS. Servidor público desde 2001, tendo atuado durante nove anos no DMAE nas áreas de aprovação de projetos hidrossanitários e operacional. Atualmente na SPM na área de Parcelamento do Solo.

Ból. Isabel Cristina Junqueira

1ª Vice-Presidente

Bióloga graduada pela PUCRS em 1986, Mestre em Zoologia/Limnologia pela PUCRS. Servidor público desde 1979, atuando no DMAE entre 1979 a 2002 com técnico de nível médio na Divisão de Pesquisas em atividades de pesquisas e monitoramento da qualidade da qualidade das águas e saneamento básico. Lotada na SMAM desde 2002, como bióloga, na Coordenação do Ambiente Natural com atividades de fiscalização, monitoramento, planejamento e licenciamento ambiental. É membro do conselho deliberativo da ASTEC, na atual gestão.

Eng. Agr. Clóvis Breda

2º Vice-Presidente

Clovis Roberto Breda, Técnico Agrícola pela Escola Técnica de Agricultura da Viamão (ETA), 1983; Eng. Agrônomo, Fac. Agronomia – UFRGS, 1989 e Licenciado em Disciplinas Especializadas de Segundo Grau, PUCRS. Exerceu atividades profissionais na Prefeitura Municipal de Serafina Correa e na Secr. Est. de Educação, como professor de ensino técnico. Ingressou na PMPA em 1993, trabalhando por cinco anos na SMIC, junto a produtores rurais da capital. Transferido para a SMAM, teve sua principal atuação na administração do Parque Farroupilha (Redenção), por praticamente oito anos. Atualmente, exerce atividade na Divisão de Parques, Praças e Jardins, da SMAM.

Adm. Marcia Carcuchinski da Silva

1ª Secretária

Administradora pela FAPCCA – Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas. Trabalha no Gabinete de Planejamento Estratégico. Durane quatro anos atuou como Coordenadora da CATA – Coordenação Geral de Apoio Técnico e Administrativo da SMS – Secretaria Municipal da Saúde.

Eng. Eletricista Adriano Roque Arruda

2º Secretário

Eng. Eletricista, graduado pela PUCRS, em 1998. Pós-Graduado em Sistemas de Controle e Automação Industrial, pela UFRGS, 2003. Pós-Graduando em Engenharia de Segurança doTrabalho pela PUCRS. Servidor Público lotado no Depto. Municipal de Água e Esgotos, desde 2000. Trabalhou, durante cinco anos, na Divisão de Obras do DMAE, como Supervisor, e na Fiscalização de Obras Públicas. Em 2005, passou a trabalhar na Divisão de Manutenção do DMAE (DVM), como Chefe de Serviço de Manutenção, tendo supervisionado a implantação do novo Sistema de Controle e Supervisão de Distribuição de Água, no período de 2005 a 2009. Hoje, atua como Coordenador de Execução de Manutenção da DVM.

Eng. Civil Carlos Bernd

1º Tesoureiro

Formado em Engenharia Civil em 1981 pela PUC-RS. Trabalhou em Empresas de construção civil durante cinco anos na Grande PoA. Atuou em construção e reformas de agências bancárias na região sul S. Paulo e Goiás pelo Banco Meridional. Ingressou na PMPA em 1993 no DEP como Engenheiro da seção de obras, Engenheiros chefe no DEP seção sul e centro. Atualmente desempenha sua funções na seção de projetos do DEP.

Jorn. João Iudes Nodari

2º Tesoureiro

Bacharel em Jornalismo, graduado pela UFRGS em 1971, exercendo a profissão na Tv Difusora (Bandeirantes), Jornal do Comércio, Assessoria de Imprensa no SESC/RS e na PMPA, com ingresso, em 1973, no Gabinete de Imprensa (GP) e, após, na Coordenação de Comunciação Social, Técnico em Comunicação Social, passando, em 1994, a exercer a editoria do Boletim de Pessoa da SMA, sendo um dos responsáveis pela estruturação do Diário Oficial de Porto Alegre, ocupando a gerência desde sua criação, em 15 de março de 1995, por 14 anos.

Diretoria eleita para o período 2009/2010

Adm. Margareta Baumgarten

Presidente

Funcionária pública a PMPA há 27 anos, Administradora do DMAE graduada pela UFRGS, com especialização em recursos humanos pela PUCRS. Presidente do Conselho Deliberativo da Astec na gestão 2007/08. Já trabalhou para o DMLU, SMIC, SMED, SMC e SMS. Foi conselheira fiscal suplene do Previmpa (2006/07), eleita pelos municipários e, pela Astec, 1ª vice-presidente (2005/06), 2ª Secretária (2003/04) e integrante do Conselho Deliberativo representando o DMAE (1995/96 e 1999/2000) e a SMS (200102).

Eng. Civil Sérgio Luiz Brum

1º Vice-Presidente

Eng. Civil PUCRS. Trabalha na PMPA desde 1972, tendo atuado, durante dez anos, na área de O&M da SMOV. Atuou também na SGM e SPM. Trabalha no Escritório de Projetos e Obras da SMOV, tendo coordenado a área de informações e processamento da SPM e a Divisão de Obras Prediais da SMOV, entre outras. Além da construção civil, dedica-se a sistemas de informação, tendo coordenado a área de informática da SMOV. Atuou como professor em cursos de extensão na PUCRS e de treinamento na SERGS e IGEL. Foi conselheiro da Astec e do Simpa; conselheiro eleito do Previmpa; participou de diretorias da Sociedade de Engenharia; foi conselheiro da Asplan. É autor de diversos artigos e crônicas.

Enf. Lurdes Maria Toazza Tura

2ª Vice-Presidente

Funcionária da PMPA há 18 anos; enfermeira da SMS graduada pela Unisinos, com especialziação em saúde pública pela Escola de Saúde Pública do RS e pela Fundação Osvaldo Cruz. Integrou a Diretoria Executiva da Astec (2007/08), coupando a função de 2ª Secretária.

Ter. Ocup. Mirtha da Rosa Zenker

1ª Secretária

Funcionária pública da PMPA há 13 anos, Terapeuta Ocupacional, graduada pelo IPA, com especialização em Psicopedagogia, pela Ulbra. Trabalhando Hosital MAterno-Infantil Pres. Vargas. Atuamente, preside a Comissão de Saúde e Segurança da SMS.

Eng. Civil Omar da Silveira Neto

2º Secretário

Eng. Civil PUCRS, Mestre em Engenharia pela UFRGS, lotado no DEMHAB há 14 anos, com participações em entidades de classe de servidores da Prefeitura: Astec – representante na Campanha da GIT – 1995; integrante da Diretoria Executiva 1º Secretário (1996/97); membro do Conselho Deliberativo, gestões 2003/04 e 2007/08; Ased – integrou a Diretoria Executiva, foi 2º Vice-Presidente (1999/2000) e Conselheiro (gestões 2003/04, 2005/06 e 2007/08) tendo presidido em 2006 e 2007.

Cont. Ari Krasner

1º Tesoureiro

Contador aposentado do DMAE. Participou da Astec como Tesoureiro, Conselheiro Fiscal e Conselheiro Deliberativo. Foi Vice-Presidente e Conselheiro Fiscal da Acespa e Conselheiro Deliberativo e Fiscal do Previmpa. Também foi Conselheiro Deliberativo da AFM.

Eng. Civil Dante Cerqueira Michele

2º Tesoureiro

Eng. Civil graduado pela UFRGS, em 1975. Desenvolveu suas atividades na SMOV, SPM, CMPA e Metroplan. Aposentado desde 2007, com 38 anos e trabalho, foi colaborador da Astec e da Afsmov, desde a data de suas fundações.

Diretoria eleita para o período 2007/2008

Méd. Júlio Cesar Portanova Rocha

Presidente

Nascido em 18/05/1947, em Porto ALegre. Formado em Medicina, pela UFRGS em 1971. Médico do Trabalho e Cardiologista do HPS, entre 1974 e 2001; Cardiologista do Ministério da Saúde, entre 1971 e 2002; Cardiologista do IBCM – Brigada Militar, de 1972 a 2003; chefe de equipe de Cardiologia do HPS, entre 1985 e 1987; conselehiro administrativo e fiscal da Unicred, de 1995 a 1998; presidente do Centro de EStudos do HPS, entre 2000 e 2002 e presidente da Associação de Funcionários do HPS (ASHPS), de 2002 a 2004.

Eng. Civil Manoel João Souza de Freitas

1º Vice-Presidente

Eng. da SMOV no Escritório de Projetos e Obras / Orçamento e Obras de Vias Públicas. Formado pela UFRGS, em 1975, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em 1976. Foi Presidente da AFSMOV, em 1987/88.

Eng. Agr. Paulo Renato Alves Barcelos

2ª Vice-Presidente

Eng. Agrônomo, pela UFRGS. Ingressou na PMPA em janeiro de 1972, tendo atuado na SMIC (1972 / 76), SMAM (1977/85), DMLU (1986/88) e SMAM (1989/88). Exerceu atividades associativas e sindicais como sócio da AMPA; participou da assembleia de criação do Simpa; sócio-fundador da Astec e seus 1º Vice-Presidente (2000/01) e membro do Conselho Deliberativo da Astec (2004/05).

Educ. Fís. Rosa Maria Roque de Jesus

1ª Secretária

Técnica em Treinamento e Seleção DMAE, graduada em Educação Física pela UFRGS, com várias especializações na área. Foi representante junto ao CPERS das quatro escolas estaduais em que trabalhou, na Secretaria de Educação do Estado do RS.

Enf. Lurdes Tura

2ª Secretária

Natural de Nova Araçá / RS, graudada em Enfermagem pela Unisinos, com especialização pela Escola de Saúde Pública do RS e Fiocruz. Ingressou na PMPA em agosto de 1990, como auxiliar de enfermagem. Em agosto de 2000, assumiu como Enfermeira na Assessoria de Planejamento e Programação da SMS, na Política de Saúde da Mulher, onde desempenha atividades até hoje. Em 2002, implantou o SISPRENATAL – Sistema de Informação Pré-Naal. É membro do Comitê de Mortalidade Materna da PMPA, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do Grupo Técnicos de Avaliação de Óbitos Infantis, do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS e contribui com o Ministério Público Estadual na sensibilização de gestores municipais do RS para a implantação de uma politica efetiva de planejamento familiar nos municípios.

Adm. Marco Aurélio Caloy

1º Tesoureiro

Nascido a 24/05/1945, Técnico Contabilisas pela Escola Técnica de Comércio N. S. do Rosário (1969); Administrador de Emrpesas pela PUCRS (1971) e Professor das Faculdades Porto-Alegrenses, com experiências como Diretor Tribuário e de Arrecadação na Prefeitura Municipal de Alvorada, tendo ingressado na PMPA em agosto de 1983, onde foi Diretor Substituto da Divisão de Tributação da Secretaria da Fazenda, chefe de serviço do ISSQN e chefe de serviço do ITBI, além de agente fiscal da Receita Municipal, Assessor do Secretário da Fazenda para Assuntos de Informática, chefe da Seção de Verificações Fiscais da Secretaria da Fazenda – IPTU e Aiamu.

Econ. Gilda Beltrão Costa

2ª Tesoureira

Nascida em 14/10/1946, em Porto Alegre/RS. Tem formação no curso do Magistério pelo Instituto de Educação General Flores da Cunha e graduada em economia pela PUCRS. Atuouna Secretaria do Trabalho e Ação Social – Governo do Estado do RS – e no Demhab – PMPA.

Diretoria eleita para o período 2005/2006

Adm. Eros Sadowoy Martins

Presidente

Administrador no Hospital de Pronto Socorro.

Adm Margareta Baumgarten

1ª Vice-Presidente

Atuou no setor de compras de medicamentos da SMS.

Eng Ricardo Zucarelli Pulvirenti

2ª Vice-Presidente

Atuando na Secretaria Municipal da Saúde.

Ass Jur Isabel Auch Brundo

1ª Secretária

Assessoria Jurídica.

Soc Eunice Beatriz Schwengber

2ª Secretária

Atuando na SPM.

Cont Ari Krasner

1º Tesoureiro

Aposentado do DMAE.

Econ Marisa Ney Santos Pinho

2ª Tesoureira

Aposentada do Demhab.

Diretoria eleita para o período 2003/2004

Adm Adalberto Pio de Almeida

Presidente

Administrador e advogado, servidor aposentado da PMPA, exerceu desde chefias de setor até supervisor, passando por todos os níveis de postos de confiança destinados a funcionários de carreira. Integrou, ainda, vários conselhos e comissões e foi presidente da Acespa em duas gestões e vice da AFM, sendo atuamente, presidente do Cnsleho Deliberativo dessa entidade, além de estudioso das questões previdenciárias, integrando o Conselho Gestor do Previmpa.

Eng Agr Luiz Fernando Rigotti

1º Vice-Presidente

Eng. Agrônomo pela UFRGS (1975) e Arquiteto pela Ritter dos Reis (1992). Tem diversos cursos de planejamento urbano, paisagismo e arquitetura de interiores. Foi funcionário da Emater e do IBDF e hoje está na SPM, onde trabalha com planejamento urbano ligado ao ambiente natural. No âmbito da política sindical, envolveu-se em entidades representativas de categorias profissionais, fundando a AMPA (Associação dos Municipários de Porto Alegre), e participando da Asplam (Associação dos Servidores da Secretaria do Planejamento Muicpal), Agaep (Associação dos Geólogos, Arquitetos e Engenheiros da PMPA) já extinta, do Conselho Gestor do Previmpa (a previdência dos municipários) e como Presidente da Astec, na gestão 2000-2002.

Arq Ida Marilena Bianchi

2ª Vice-Presidente

Formada pela UFRGS, em 1983, com vários cursos de especialização em planejamento de transporte e desenvolvimento sustentável. Está lotada na Secretaria Municipal dos Transportes desde o seu ingresso na PMPA, em 1981, onde exerceu a chefia e a coordenação de várias áreas técnicas do órgão. Desde o início do ano 2000, exerce a função de Secretária Executiva da ONG ANTP Associação Nacional dos Transportes Públicos, Regional Sul. Atualmente, participa de dois projetos internacionais promovidos e cofinanciados pela União Européia. Participou da fundação da Astec, exercendo a função de 1ª Secretária na primeira gestão provisória da entidade em 1996 e como 1º Vice-presidente na gestão 2000/2002 .

Arq Jorge Freitas Borges

1º Tesoureiro

Natural de Porto Alegre, formado pela Unisinos (1980), professor da Ulbra (1981/1990), na cadeira de Planejamento Arquitetônico V. Funcionário público desde 1981, trabalhou na SPM (1981/86), na Unidade de Planos Especiais; na SMOV (1986/2001),na Seção Técnica da Divisão de Controle, onde foi chefe (até 1997) e diretor (1997/2000). Atualmente trabalha na SPM (desde 2001),na Supervisão de Desenvolvimento Urbano.

Arq Mairis Cavalheiro

2ª Tesoureira

Formada pela Unisinho, em 1978, com curso de especialização em Gestão Municipal pelo Ibam/RJ. É funcionária da PMPA há 21 anos, atualmente lotada na SPM. Foi Conselheira da Astec na Gestão 2000/2002, como representante da SPM.

Arquiv Aires Antonio Oléas

1º Secretário

55 anos, arquivista aposentado, natural de Barão de Cotegipe, ingressou na PMPA em 1969. Desempenhou suas atribuições na Secretaria Municipal da Administração SMA, com breve período na Secretaria do Governo Municipal. Exerceu funções gratificadas de Chefe de Setor, Auxiliar Técnico e titular do Arquivo Municipal. Por cerca de dez anos foi sindicante, sendo, nos últimos anos, responsável pelo Expediente da Comissão Permanente de Sindicâncias da SMA.

Margareta Baumgarten

2ª Secretária

Administradora de empresas e administradora pública pela UFRGS, desde 1986, tendo cursado até o terceiro ano de Ciências Atuariais, também na Universidade Federal. É pós-graduada em Recursos Humanos pela PUCRS, em 2000 e freqüentou cursos na área de administração de materiais e licitação pública, dentre outros. É funcionária da PMPA há 21 anos, atualmente cedida à SMS. Exerceu, nos últimos dez anos, as funções de Chefia da Unidade de Apoio Operacional e Coordenação da CATA da SMC e Direção da Divisão de Materiais do DMAE. Foi Conselheira da Astec na gestão de 98/00 como representante do DMAE e 00/02.

Diretoria eleita para o período 2001/2003

Eng. Agr. Luiz Fernando Rigotti

Presidente

Arq. Ida Marilena Bianchi

1ª Vice-Presidente

Adm. Adalberto Pio de Almeida

2º Vice-Presidente

Arquiv. Aires Antonio Oleias

1º Secretário

Eng. Ricardo Zucarelli Pulvirenti

2º Secretário

Arq. Jorge Freitas Borges

1º Tesoureiro

Arq. Vera Denise Grieco de Morais

2º Tesoureiro

Diretoria eleita para o período 1995/2000

Cont. João Paulo Galvez Machado

Presidente

Eng. Agr. Paulo Renato Alves Barcelos

1º Vice-Presidente

Adm. Rui Baratz

2º Vice-Presidente

Cont. Ari Krasner

Tesoureiro

Diretoria eleita para o período 1994/1995

Eng. Agr. e Arq. Luiz Fernando Rigotti

Presidente

Econ. Jorge Vani Dusso

1º Vice-Presidente

Eng. Civil Roberto Militão

2º Vice-Presidente

Arq. Ida Marilena Bianchi

1ª Secretária

Arq. Mairis Cavalheiro

2ª Secretária

Cont. Juarez da Cunha Venuto

1º Tesoureiro

Cont. Luis Felipe Bienseld Gutieres

2º Tesoureiro