Home / Agenda / 28 de outubro: Dia do Servidor Público

28 de outubro: Dia do Servidor Público

 

Neste 28 de outubro, como sempre, comemoramos o Dia do Servidor Público. E precisamos dizer, em alto e bom tom, que não somos sanguessugas dos recursos públicos, como alguns tentam nos caracterizar. Somos apenas trabalhadores que se prepararam para ser aprovados em concursos que selecionam os melhores para atuar no serviço público, uma opção que fizemos por uma carreira que não oferece um caminho para enriquecer, mas a oportunidade de colocar nossos conhecimentos à disposição da comunidade, em troca de um salário justo, com estabilidade sujeita ao cumprimento da legislação, independentemente das variações de mercado a que estão sujeitas as empresas, bem como das oscilações de humor dos governantes.

Àqueles que se dedicam a nos acusar pelas dificuldades financeiras do Estado, é preciso dizer que, diferentemente das empresas, os governos costumam chamar para o comando pessoas ligadas a partidos políticos, muitas delas sem o necessário conhecimento e experiência para dirigir de maneira eficiente organizações tão importantes como aquelas que se dedicam a prover o bem-estar da população.

Ao contrário do setor privado, ávido pelo lucro decorrente da economia de recursos e da eficiência de seus processos, os gestores não investem nas novas tecnologias e via de regra rejeitam as demandas dos servidores nesse sentido. Se a organização pública não adota as tecnologias hoje disponíveis, não há que se culpar os servidores – essa responsabilidade cabe aos governantes e seus apadrinhados que fazem as funções de administrar o Estado.

Àqueles que dizem ser o setor privado mais barato na execução de serviços públicos, é preciso alertar que, muitas vezes, isto se dá à custa de contratações irregulares, de salários escorchantes, de falta de condições mínimas de trabalho, enfim, pela exploração do trabalhador em um cenário de desemprego. E quanto mais explorado o trabalhador, mais ele necessita dos serviços públicos, os quais têm que ser pagos por impostos que o empresário, mero repassador, insiste em diminuir.

Aos colegas servidores públicos, nossos parabéns pela resiliência, pela sobrevivência a gestores incompetentes ou mal-intencionados, pela capacidade de se manter atualizados apesar da falta de incentivo dos gestores, pela competência de sobreviverem apesar da pressão de governantes e eleitores pelo aviltamento dos nossos salários.

Parabéns, principalmente, pelo compromisso com o serviço público. Vocês dedicam suas vidas a servir à comunidade, com os meios disponíveis, com responsabilidade e honestidade!

Eng. civil Sérgio Luiz Brum – Presidente da Astec

ASTEC – Diretoria Executiva 2019/2020
RESISTIR E AVANÇAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *