terça-feira , agosto 3 2021
Home / Notícias / 27ª Semana do Meio Ambiente

27ª Semana do Meio Ambiente

Bióloga Rita Maria Valer palestra sobre Os Impactos da Construção Civil sobre o Verde Urbano (6/6) e Biólogo João Roberto Meira aborda A Mata Atlântica em Porto Alegre – Aspectos Técnicos, no Arco do Triunfo, na Redenção (7/6). Na Câmara de Vereadores, os Técnicos da SMAM e da FZB defenderam a criação do Sistema de Unidades de Conservação.

 

Os impactos da Construção Civil sobre o Verde Urbano é a palestra apresentada pela Bióloga Rita Maria Valer, no painel A FLORESTA URBANA E AS OBRAS NA CIDADE. A programação contou também com a participação do Biólogo João Roberto Meira, com o tema A Mata Atlântica em Porto Alegre – Aspectos Técnicos.

Rita Valer, que é Coordenadora do Ambiente Natural/CAN/SUMAM/SMAM,  falou (6/6), ao público em geral, sobre os procedimentos técnicos e administrativos adotados pela SMAM, com um breve histórico da legislação pertinente aos impactos sobre a flora, bem como estudos de caso com os resultados obtidos. Abordou, ainda, as perspectivas de avanços da SMAM, em especial quanto às compensações vegetais e intervenções sobre formações florestais remanescentes do Bioma Mata Atlântica na capital.

Em outro momento (7/6), João Roberto Meira, SMAM/SUMAM/CAN/EEAN,foi questionado pelos participantes sobre um tema muito em foco no momento: como preservar às futuras gerações o rico patrimônio ambiental de nossa cidade. Os questionamentos foram vários:
O que é a Mata Atlântica, qual é a sua área de ocorrência, e o que a caracteriza?
Qual é a sua importância para a conservação da biodiversidade e dos ambientes em que vivemos?
Quais são as formações vegetais e os elementos característicos da Mata Atlântica que ocorrem em Porto Alegre?
Quais são as principais ações previstas para a conservação e recuperação da Mata Atlântica no Município de Porto Alegre?

Chefe da Equipe de Estudos do Ambiente Natural da Smam, Meira também participou de evento na Câmara de Vereadores. Junto com a bióloga Maria Carmem Sestrem Bastos (Smam) e a diretora do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, Simone Mirapalhete, ele defendeu aprovação do projeto de lei complementar do Executivo (PLCE) que institui o Sistema Municipal de Unidades de Conservação da Natureza de Porto Alegre (Smuc-PoA). Confira os detalhes no noticiário do site da Câmara, em 09/06.

A programação da 27ª Semana do Meio Ambiente vai até o domingo, 12/06. Acompanhe a agenda de eventos.

ASSOCIATIVISMO PARTICIPATIVO SE FAZ COM UNIÃO E PLURALIDADE.
DIRETORIA EXECUTIVA GESTÃO 2011-2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *